Política de Qualidade
O departamento de Qualidade é primordial para garantir a segurança e os resultados de nossos processos. Por meio de métodos e ferramentas de gestão, é possível analisar e proporcionar soluções às questões identificadas que podem interferir no desempenho organizacional.
Hoje, temos implantadas algumas ferramentas de qualidade, sendo elas:
- Mapa de processos;
- Cadeia cliente-fornecedor;
- Satisfação do cliente interno e externo;
- Matriz de registro;
- Gerenciamento de risco;
- Indicadores e análises críticas;
- Workflow – notificações de não conformidades;
- Gestão dos fornecedores.
A qualidade hospitalar está focada na prestação de serviços de excelência para que nosso cliente esteja satisfeito em relação as suas expectativas. A qualidade sustenta padrões, os quais são um conjunto de critérios que definem a melhor maneira de executar uma atividade ou procedimento. Acredita-se que a falta ou desconhecimento de normas e protocolos assistenciais e ausência na definição e fluxos no sistema de saúde gera uma insatisfação do cliente e, consequentemente, faz com que as equipes fiquem desorientadas.
Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:
- Garantir a segurança do paciente;
- Gerenciar riscos institucionais;
- Promover ações de melhoria contínua dos processos;
- Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
- Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
- Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
- Manter foco no cliente.
Para a qualidade é possível superar as expectativas dos clientes por meio do comprometimento e engajamento de toda a equipe. Com auditorias internas e externas e apoio de gestores, o setor conscientiza colaboradores para conhecer processos, metas e utilização de ferramenta de não conformidades.
A segurança do paciente é um compromisso adotado por toda a liderança e colaboradores, afim de eliminar riscos na assistência, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.
Para tratar assuntos pertinentes aos eventos adversos, temos a Comissão Núcleo de Segurança do paciente, formada por uma equipe multidisciplinar. Mensalmente são realizadas reuniões para apresentação de todas as notificações de eventos adversos e elaboração de planos de ações e ciclos de melhorias. Atualmente, os protocolos Institucionais são:
- Protocolo de AVC;
- Protocolo de queda;
- Plano terapêutico de pneumonia;
- Linha de cuidados;
- Protocolo de atendimento à vítima de violência sexual, entre outros.
Conheça nossas metas de segurança internacionais e faça parte de nossa assistência:
- Identificação dos pacientes;
- Reduzir o risco de lesões decorrentes de quedas;
- Melhorar a segurança de medicação de alta vigilância;
- Assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos;
- Reduzir risco de infecções associadas aos cuidados de saúde;
- Melhorar a comunicação efetiva.
Recentemente, em conjunto com o departamento de enfermagem, o setor de Qualidade definiu o sistema de classificação de risco, priorizando o atendimento ao cliente pela gravidade e não por ordem de chegada. Essa classificação é realizada por meio de cores, as quais identificam o atendimento do paciente/cliente ao serem triados por nossa equipe. Segue abaixo classificação:
Para conhecer mais sobre nosso setor, venha nos visitar, acesse visitas benchmarking e preencha nosso formulário. Será um prazer recebê-los.
Acreditação e Certificação
Em agosto de 2017, o Hospital Unimed Piracicaba conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil: o selo máximo de excelência nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.
Dr. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, atribui a conquista ao investimento em recursos tecnológicos e na profissionalização das equipes que atuam no centro médico. “Acreditar nos colaboradores é fundamental. Por isso, proporcionamos ferramentas para que todos evoluam”.
A partir de agora, o complexo integra um seleto grupo de hospitais do País reconhecido pela alta qualidade no atendimento aos beneficiários. No Brasil, apenas 1,4% das unidades de saúde possui a certificação máxima, considerando um universo de 8.000 hospitais entre públicos e privados. Já no Estado de São Paulo, 37 instituições mantêm o selo de excelência em gestão.
Toda gestão é movida por desafios. E um deles era a conquista da qualificação hospitalar reconhecida internacionalmente”. Foi com essa frase que Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, recebeu, em outubro de 2019, o selo ISO 9001:2015, concedido pela acreditadora DNV-GL após auditoria interna no Hospital Unimed. Os 33 setores do centro médico foram auditados e certificados com elogio. A satisfação de beneficiários, médicos cooperados e colaboradores por meio do atendimento de suas necessidades é o objetivo da ISO 9001:2015, que avalia a eficiência dos processos, padronização e qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Política de Qualidade
O departamento de Qualidade é primordial para garantir a segurança e os resultados de nossos processos. Por meio de métodos e ferramentas de gestão, é possível analisar e proporcionar soluções às questões identificadas que podem interferir no desempenho organizacional.
Hoje, temos implantadas algumas ferramentas de qualidade, sendo elas:
- Mapa de processos;
- Cadeia cliente-fornecedor;
- Satisfação do cliente interno e externo;
- Matriz de registro;
- Gerenciamento de risco;
- Indicadores e análises críticas;
- Workflow – notificações de não conformidades;
- Gestão dos fornecedores.
A qualidade hospitalar está focada na prestação de serviços de excelência para que nosso cliente esteja satisfeito em relação as suas expectativas. A qualidade sustenta padrões, os quais são um conjunto de critérios que definem a melhor maneira de executar uma atividade ou procedimento. Acredita-se que a falta ou desconhecimento de normas e protocolos assistenciais e ausência na definição e fluxos no sistema de saúde gera uma insatisfação do cliente e, consequentemente, faz com que as equipes fiquem desorientadas.
Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:
- Garantir a segurança do paciente;
- Gerenciar riscos institucionais;
- Promover ações de melhoria contínua dos processos;
- Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
- Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
- Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
- Manter foco no cliente.
Para a qualidade é possível superar as expectativas dos clientes por meio do comprometimento e engajamento de toda a equipe. Com auditorias internas e externas e apoio de gestores, o setor conscientiza colaboradores para conhecer processos, metas e utilização de ferramenta de não conformidades.
A segurança do paciente é um compromisso adotado por toda a liderança e colaboradores, afim de eliminar riscos na assistência, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.
Para tratar assuntos pertinentes aos eventos adversos, temos a Comissão Núcleo de Segurança do paciente, formada por uma equipe multidisciplinar. Mensalmente são realizadas reuniões para apresentação de todas as notificações de eventos adversos e elaboração de planos de ações e ciclos de melhorias. Atualmente, os protocolos Institucionais são:
- Protocolo de AVC;
- Protocolo de queda;
- Plano terapêutico de pneumonia;
- Linha de cuidados;
- Protocolo de atendimento à vítima de violência sexual, entre outros.
Conheça nossas metas de segurança internacionais e faça parte de nossa assistência:
- Identificação dos pacientes;
- Reduzir o risco de lesões decorrentes de quedas;
- Melhorar a segurança de medicação de alta vigilância;
- Assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos;
- Reduzir risco de infecções associadas aos cuidados de saúde;
- Melhorar a comunicação efetiva.
Recentemente, em conjunto com o departamento de enfermagem, o setor de Qualidade definiu o sistema de classificação de risco, priorizando o atendimento ao cliente pela gravidade e não por ordem de chegada. Essa classificação é realizada por meio de cores, as quais identificam o atendimento do paciente/cliente ao serem triados por nossa equipe. Segue abaixo classificação:
Para conhecer mais sobre nosso setor, venha nos visitar, acesse visitas benchmarking e preencha nosso formulário. Será um prazer recebê-los.
Acreditação e Certificação
Em agosto de 2017, o Hospital Unimed Piracicaba conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil: o selo máximo de excelência nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.
Dr. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, atribui a conquista ao investimento em recursos tecnológicos e na profissionalização das equipes que atuam no centro médico. “Acreditar nos colaboradores é fundamental. Por isso, proporcionamos ferramentas para que todos evoluam”.
A partir de agora, o complexo integra um seleto grupo de hospitais do País reconhecido pela alta qualidade no atendimento aos beneficiários. No Brasil, apenas 1,4% das unidades de saúde possui a certificação máxima, considerando um universo de 8.000 hospitais entre públicos e privados. Já no Estado de São Paulo, 37 instituições mantêm o selo de excelência em gestão.
Toda gestão é movida por desafios. E um deles era a conquista da qualificação hospitalar reconhecida internacionalmente”. Foi com essa frase que Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, recebeu, em outubro de 2019, o selo ISO 9001:2015, concedido pela acreditadora DNV-GL após auditoria interna no Hospital Unimed. Os 33 setores do centro médico foram auditados e certificados com elogio. A satisfação de beneficiários, médicos cooperados e colaboradores por meio do atendimento de suas necessidades é o objetivo da ISO 9001:2015, que avalia a eficiência dos processos, padronização e qualidade dos serviços prestados pela instituição.