QUALIDADE E SEGURANÇA

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O departamento de Qualidade é primordial para garantir a segurança e os resultados de nossos processos. Por meio de métodos e ferramentas de gestão, é possível analisar e proporcionar soluções às questões identificadas que podem interferir no desempenho organizacional.

Hoje, temos implantadas algumas ferramentas de qualidade, sendo elas:

  • Mapa de processos;
  • Cadeia cliente-fornecedor;
  • Satisfação do cliente interno e externo;
  • Matriz de registro;
  • Gerenciamento de risco;
  • Indicadores e análises críticas;
  • Workflow – notificações de não conformidades;
  • Gestão dos fornecedores.

 

A qualidade hospitalar está focada na prestação de serviços de excelência para que nosso cliente esteja satisfeito em relação as suas expectativas. A qualidade sustenta padrões, os quais são um conjunto de critérios que definem a melhor maneira de executar uma atividade ou procedimento. Acredita-se que a falta ou desconhecimento de normas e protocolos assistenciais e ausência na definição e fluxos no sistema de saúde gera uma insatisfação do cliente e, consequentemente, faz com que as equipes fiquem desorientadas.

Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:

  • Garantir a segurança do paciente;
  • Gerenciar riscos institucionais;
  • Promover ações de melhoria contínua dos processos;
  • Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
  • Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
  • Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
  • Manter foco no cliente.

 

Para a qualidade é possível superar as expectativas dos clientes por meio do comprometimento e engajamento de toda a equipe. Com auditorias internas e externas e apoio de gestores, o setor conscientiza colaboradores para conhecer processos, metas e utilização de ferramenta de não conformidades.

A segurança do paciente é um compromisso adotado por toda a liderança e colaboradores, afim de eliminar riscos na assistência, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

Para tratar assuntos pertinentes aos eventos adversos, temos a Comissão Núcleo de Segurança do paciente, formada por uma equipe multidisciplinar. Mensalmente são realizadas reuniões para apresentação de todas as notificações de eventos adversos e elaboração de planos de ações e ciclos de melhorias. Atualmente, os protocolos Institucionais são:

  • Protocolo de AVC;
  • Protocolo de queda;
  • Plano terapêutico de pneumonia;
  • Linha de cuidados;
  • Protocolo de atendimento à vítima de violência sexual, entre outros.

 

Conheça nossas metas de segurança internacionais e faça parte de nossa assistência:

  • Identificação dos pacientes;
  • Reduzir o risco de lesões decorrentes de quedas;
  • Melhorar a segurança de medicação de alta vigilância;
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos;
  • Reduzir risco de infecções associadas aos cuidados de saúde;
  • Melhorar a comunicação efetiva.

 

Recentemente, em conjunto com o departamento de enfermagem, o setor de Qualidade definiu o sistema de classificação de risco, priorizando o atendimento ao cliente pela gravidade e não por ordem de chegada. Essa classificação é realizada por meio de cores, as quais identificam o atendimento do paciente/cliente ao serem triados por nossa equipe. Segue abaixo classificação:

classficacao de risco

Para conhecer mais sobre nosso setor, venha nos visitar, acesse visitas benchmarking e preencha nosso formulário. Será um prazer recebê-los.

 

Acreditação e Certificação

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A fim de garantir um padrão de qualidade nacionalmente reconhecido, a Unimed Piracicaba investe em programas de qualidade e certificações de serviços. Em 2015, o Hospital Unimed conquistou o selo de acreditação hospitalar Nível 2, concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que considerou nosso complexo como seguro e integrado nos processos de gestão.

Além deste selo, temos o Selo de Sustentabilidade, pois um de nossos pilares é permitir ao meio ambiente e a sociedade desenvolvimento e proteção.