Novas tecnologias integram a rotina da Cooperativa, facilitando fluxos e processos
Mais do que celebrar o Dia do Médico, a Unimed Piracicaba comemora a consolidação de uma série de serviços voltados, exclusivamente, à saúde digital dos mais de 190 mil beneficiários e ao aprimoramento do trabalho dos 850 médicos que atuam na Cooperativa.
“Desde o início da pandemia da Covid-19, a tecnologia protagoniza muitos de nossos fluxos e processos. Na verdade, esse desejo já era preexistente, mas estava cercado por questionamentos sobre necessidade versus confiabilidade. Este período serviu para testar modelos e indicar caminhos para um novo jeito de cuidar”, disse Carlos Joussef, presidente da Instituição.
Hoje, a saúde digital da Instituição conta com aplicativo voltado ao beneficiário (Unimed SP Clientes) para agendamento de exames cardiológicos na Unidade do Coração do Hospital Unimed, segunda via de boleto, cartão virtual, autorizações, guia médico, extrato de utilização e notícias da Cooperativa. Há outros serviços, como telemonitoramento, telemedicina 24h e telerradiologia 24h nas unidades de cuidado e de terapia intensiva do complexo hospitalar. A era digital se estende ainda para o médico cooperado que tem aplicativo exclusivo para tratativas internas da Instituição.
“Inovar tornou-se essencial, pois aqueles que inovam se colacam em posição de vantagem, de destaque em relação aos concorrentes”.
A relação com a tecnologia tem proporcionado à Unimed resultados substanciais no desenvolvimento de soluções avançadas para atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes, sem perder a proximidade com as pessoas. Por isso, a tendência é o crescimento do investimento em tecnologias para melhorar processos, aumentar a produtividade do corpo clínico e melhorar o cuidado com o paciente.
“Recentemente, lançamos um departamento focado, integralmente, na tecnologia e inovação com o objetivo de explorar novas oportunidades de mercado e olhar para ferramentas, melhorando os processos por meio da aplicação do conhecimento. Faremos mais e mais”, revelou Joussef.
O dirigente conta que quando a prática da telemedicina foi liberada no Brasil, no início da pandemia, foi preciso agir com rapidez para garantir o acesso à saúde em meio à crise sanitária que se instalou no País.
“A pandemia acelerou a digitalização de processos não apenas na saúde, mas em todos os setores. Aplicativos, telemedicina, telemonitoramento e telerradiologia vieram para facilitar mais o atendimento, encurtar a distância entre médico e paciente, proporcionando mais autonomia na jornada de cuidados. Estamos implantando também o Pronto Atendimento Digital no Hospital Unimed com inteligência artificial para triagem de casos e direcionamento do cuidado de forma personalizada”, finalizou Joussef.
NOVO SERVIÇO
Contratada do Hospital Israelita Albert Einstein, a telerradiologia do Hospital Unimed aproxima ainda mais as instituições na realização e análise de exames de imagem por meio de plataformas digitais que facilitam a interação e a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas unidades.
“Oferecemos aos beneficiários da cidade e região uma assistência assertiva nos laudos de imagens 24 horas, todos os dias da semana. Por isso, contratamos mais este serviço do Einstein, que tem know-how e expertise no assunto”, disse Joussef.
Resultados de radiografias, ressonâncias magnéticas, mamografias e tomografias computadorizadas estão disponíveis online aos beneficiários Unimed.
Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Foto: Filipe Paes/Studio47