Hospital Unimed Piracicaba conquista selo máximo de qualidade

Artista visual leva arte a quarto do Hospital Unimed
1 de agosto de 2017
Unimed Piracicaba e Acipi ampliam parceria
12 de setembro de 2017
Mostrar tudo

Hospital Unimed Piracicaba conquista selo máximo de qualidade

Resultado coloca complexo hospitalar como único da cidade a atingir acreditação nível 3 sem não-conformidades

O Hospital Unimed Piracicaba acaba de conquistar uma das mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil: o selo máximo de excelência nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.

Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, atribui a conquista ao investimento em recursos tecnológicos e na profissionalização das equipes que atuam no centro médico. “Acreditar nos colaboradores é fundamental. Por isso, proporcionamos ferramentas para que todos evoluam”.

O líder conta que a busca por certificações durante seu mandato é pautada, integralmente, na segurança do atendimento dos mais de 170 mil beneficiários da cidade e região. “Priorizamos o paciente, afinal ele é nosso maior patrimônio”.

A partir de agora, o complexo integra um seleto grupo de hospitais do País reconhecido pela alta qualidade no atendimento aos beneficiários. No Brasil, apenas 1,4% das unidades de saúde possui a certificação máxima, considerando um universo de oito mil hospitais entre públicos e privados. Já no Estado de São Paulo, 37 instituições mantêm o selo de excelência em gestão.

Joussef, que está no comando da Cooperativa desde 2012, revela ainda que a conquista representa a realização de um sonho para uma diretoria comprometida com a vida da comunidade. “Enquanto presidente, vou me orgulhar sempre desse momento. Em menos de cinco anos à frente da instituição, alcançamos importantes certificações graças à dedicação de uma equipe preparada e eficiente”.

Segundo Isabela Annicchino, gerente estratégica da Qualidade da Unimed Piracicaba, o processo para obter a acreditação hospitalar teve início há três anos, quando especialistas em certificações estiveram na unidade para diagnosticar a cultura organizacional da instituição.

Neste período, as equipes passaram por uma série de avaliações e alinhamentos de fluxos até alcançar em julho de 2015 o selo nível 2 da ONA. “Somos movidos a desafios. Por isso, queríamos mais”, disse Isabela. Desde então, a busca pela certificação máxima se intensificou, aperfeiçoando processos e comunicação entre as atividades. “Para certificar um hospital é necessário acreditar primeiro nas pessoas. E isso a nossa Diretoria faz todos os dias ao confiar no potencial de cada um”.

Formado por médicos e enfermeiros, o grupo credenciado à ONA auditou mais de dois mil processos da instituição, além de analisar documentos de todos os departamentos, principalmente prontuários de pacientes que evidenciam a qualidade da assistência.

O trabalho incluiu também visitas a fornecedores externos com o objetivo de verificar a qualidade dos procedimentos assistenciais em todos os estágios da cadeia. “Quando olho para trás e avalio tudo o que os colaboradores construíram, sinto orgulho”, disse o administrador hospitalar, Antonio Amaral.

Para a avaliadora Marta Martins, da empresa DNV-GL, o Hospital Unimed Piracicaba tem se destacado desde a primeira conquista e os trabalhos avançaram, atingindo o objetivo esperado. “Os auditores observaram o amadurecimento e a evolução das equipes. O resultado foi a acreditação da unidade sem nenhuma não-conformidades”.

Durante o anúncio da conquista, Marta sinalizou pontos fortes do Hospital Unimed Piracicaba. Além da transparência na gestão, a especialista destacou a eficiência da farmacoeconomia, atuação da equipe multidisciplinar na desospitalização com foco na segurança do paciente – considerando UTIs e unidades de internação, humanização no cuidado nutricional, ambiência hospitalar para o bem-estar de beneficiários, segurança patrimonial e gestão das linhas de cuidados e protocolos. “Mais do que a acreditação nacional, o selo da ONA confere a certificação internacional da ISQua (The Internacional Society for Quality in Health Care)”, completou.

Mas, a Diretoria de Joussef não para por aí. Planeja novas certificações nacionais e internacionais, além da acreditação da operadora em março de 2018. “Tudo o que médico e colaborador precisarem, vamos proporcionar. Afinal, não medimos esforços para que o beneficiário tenha o melhor atendimento no hospital e em toda a nossa rede credenciada”.

Para este ano estão previstos também a implantação dos serviços cardiológicos e UTI Pediátrica no Hospital Unimed e a expansão da unidade a partir do ano que vem em um prédio moderno de 15 mil metros quadrados de área construída. “Vamos ampliar o número de leitos, criar ambulatórios de especialidades e unidade exclusiva para cuidados paliativos, além de incorporar departamentos administrativos da Cooperativa”, finalizou o dirigente.

ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, tema de relevância global que objetiva reduzir – e até eliminar – índices de morbidade e mortalidade provocados por eventos adversos evitáveis.

A organização certifica em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. As adesões são voluntárias.

A metodologia empregada pela ONA é reconhecida pela Sociedade Internacional para Qualidade em Cuidados de Saúde, associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde em mais de 100 países.

Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *