PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Selo de Sustentabilidade – categoria Prata

Lançado pela Unimed do Brasil em 2003, o selo reconhece cooperativas que adotam práticas socioambientais responsáveis em busca do desenvolvimento sustentável. Em 2016, o selo integrou aspectos de governança e gestão na perspectiva da sustentabilidade incorporou novos parâmetros de avaliação alinhados às boas práticas de mercado. A categoria Prata mostra que o conceito de Governança e Sustentabilidade foi implementado e permeia toda a gestão da cooperativa, apresentando indicadores que demonstram os resultados de suas ações, bem como monitoram seu impacto na sociedade; mantém relacionamento ético e transparente com seus principais públicos e sua preocupação com o meio ambiente é facilmente notada.

Prêmio Destaque Ambiental

Organizado pelo Comdema de Piracicaba (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o prêmio destaca iniciativas socioambientais de cidadãos, empresas privadas e organizações públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que contribuam para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município de Piracicaba.

Prêmio Empresa Sustentável

Reconhece ações de responsabilidade social e sustentabilidade das organizações de Piracicaba, nos setores varejista, industrial e de prestação de serviços de qualquer porte ou natureza, além de envolver seus públicos internos e externos.

 

REDE DE COMPROMISSO

Fundação Abrinq

O Empresa Amiga da Criança engaja o empresariado na defesa dos direitos da criança e do adolescente, mobilizando e reconhecendo empresas que realizam ações sociais.

Pacto Global

Iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, que mobiliza a comunidade empresarial internacional para adoção de boas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios.

Direitos Humanos

• As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e
• Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

• As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
• A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
• A abolição efetiva do trabalho infantil e
• Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

• As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
• Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental e
• Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a corrupção

• As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

Programa Integridade

Uma iniciativa da Unimed do Brasil, em parceria com o Instituto Ethos, o Programa Integridade analisa como a conduta íntegra é tratada no Sistema Unimed, identificando as principais práticas de prevenção e combate à corrupção já existentes, e, ainda, define um plano de ação para inserção e desenvolvimento destes temas dentro das Unimeds para um ambiente íntegro, ético e transparente.