Sustentabilidade


A Unimed Piracicaba defende a inserção e participação da Cooperativa para colaborar efetivamente com soluções que fomentem o desenvolvimento sustentável. Assim, entendemos que somos parte da peça chave para a construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Para a Cooperativa, a adoção da filosofia de gestão empresarial significa melhoria na qualidade de vida e surgimento de novas oportunidades para todo nosso público de relacionamento.

Tratamos o assunto com ética, transparência e diálogo aberto com todas as partes envolvidas, refletindo como a Unimed Piracicaba vem contribuindo com o meio ambiente.

Superado os anos iniciais de construção de uma política socialmente responsável, a Unimed Piracicaba integra a visão estratégica da Unimed do Brasil e adota Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed e fundamenta todas as suas ações na Plataforma de Sustentabilidade do Sistema, cuidando da saúde ambiental, social, econômica e cultural.

Hoje, podemos afirmar que o nosso trabalho reflete na melhoria da imagem institucional, maior comprometimento dos colaboradores, melhorias nas relações de trabalho, satisfação dos clientes, sinergia com parceiros, investimentos no bem-estar do público interno, melhoria na relação com o poder público, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

Ser referência em projetos de sustentabilidade é investir no presente em prol das gerações futuras.

Projetos Ambientais

Jogue Certo
Programa de implantação de coleta seletiva de materiais recicláveis, criado em 1998, no Hospital Unimed, e, em 2001, ampliado para as demais sedes da Cooperativa. Faz parte do programa o descarte de lâmpadas fluorescentes queimadas e descarte de pilhas.

Plante Vida, nascemos juntos para viver
Programa realizado em parceria com a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, o Hospital Unimed realiza cadastro dos bebês nascidos, mensalmente, para plantio de árvore, representando, simbolicamente, seu nascimento.

Adote Área
A Cooperativa, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, adota áreas verdes da cidade, realizando a manutenção e arborização dos locais. Esta ação está alinhada com o decreto no. 9771, de 25 de janeiro de 2002.

Programa Carbono Neutro
Controle das emissões dos gases de efeito estufa, proposto pela Unimed do Brasil, utilizando ferramenta própria para quantificação, registro e cálculo das emissões.

Programa Consumo Consciente
Tem como objetivo informar e orientar sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica, água, papel sulfite, copos plásticos. Como incentivo, uma das ações de envolvimento é a Gincana É 15!, que propõe a redução de 15% desses recursos.

▪Projetos Assistenciais

Projeto de Doação de Fraldas
Doação mensal de 5 mil fraldas geriátricas para o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, que atende pacientes acamados do serviço público municipal. A parceria cresce desde 2014.

Suporte Integral
Programa desenvolvido para atender de forma global as entidades assistenciais da cidade, oferecendo capacitação profissional, doação de equipamentos e medicação. São atendidas entidades que assistem idosos e crianças.

Eu Ajudo na Lata
Proposto pela Unimed do Brasil, o programa incentiva a arrecadação de lacres de alumínio para reverter em cadeiras de rodas. A Cooperativa adotou essa atividade para incentivar a doação de lacres, realizando o repasse de cadeiras de rodas para entidades da cidade.

Dia do Cooperativismo
Iniciado a partir de um projeto de lei da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a ação cresceu e reuniu outras cooperativas em ações sociais. Hoje, é tradição a arrecadação de litros de leite para doação a entidades assistenciais, celebrando a data festiva.

Festa das Nações
A Festa das Nações é realizada há 35 anos e representa a união do poder público com entidades assistenciais, empresas e famílias piracicabanas, num verdadeiro pacto social em prol da melhoria da qualidade de vida dos mais carentes. A Unimed Piracicaba mantém um ambulatório médico, prestando atendimento médico a toda a comunidade.

▪  Projetos Culturais

Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Prêmio Saúde
Realizado ininterruptamente desde 1974, a mostra é considerada a maior do mundo no gênero, reunindo trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, além de mostras paralelas em vários espaços culturais da cidade.

Projeto Pinacoteca
Incentivar o crescimento cultural da cidade, apoiando e patrocinando os salões de arte organizados pela Pinacoteca Municipal. Destaque para o prêmio aquisitivo do Salão de Aquarelas e o incentivo cultural nos salões de Arte Contemporânea, Belas Artes e da Primavera.

▪Projetos de Saúde e Bem Estar

Corridas
Incentivar a prática da atividade física de forma saudável para a comunidade, cooperados e colaboradores, participando das principais corridas organizadas na cidade, oferecendo segurança aos participantes por meio do ambulatório médico e ambulância que acompanha a prova.

Relatórios
Relatório de Sustentabilidade 2017 (anexo 9 – relatório de Sustentabilidade página da RSA – link);