A Gestão Estratégica da Qualidade é primordial para priorizar a segurança e os resultados de nossos processos. Por meio de métodos e ferramentas de gestão, é possível analisar e proporcionar soluções às questões identificadas que podem interferir no desempenho organizacional.
A Organização estabelece, implementa, mantêm e melhora continuamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade, atuando em sinergia com uma equipe engajada na busca pela excelência e satisfação plena de nossos clientes, sejam eles internos ou externos, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015, ONA e Resoluções normativas da ANS.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A Política da Qualidade prioriza o atendimento em excelência ao cliente, visando a satisfação das partes interessadas, valorizando a cultura, a segurança, a eficiência de gestão, o ensino e a pesquisa.
Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:
- Priorizar a segurança do paciente;
- Promover ações de melhoria contínua dos processos;
- Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
- Desenvolver e capacitar colaboradores continuamente;
- Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
- Manter foco no cliente.
No nosso Hospital Unimed, atualmente trabalhamos diversos protocolos clínicos de qualidade e segurança do paciente, sendo destacado os protocolos gerenciáveis:
PROTOCOLO AVC
PROTOCOLO SEPSE
PROTOCOLO DOR TORÁCICA
PROTOCOLO TEP
Contamos também com Núcleo de Segurança do Paciente, com uma comissão formada por equipe multidisciplinar, para tratar assuntos pertinentes aos eventos adversos, onde mensalmente são realizadas reuniões para apresentação de todas as notificações de eventos adversos, análises de causa raiz e elaboração de planos de ações, gerando ciclos de melhorias.
De acordo com a RDC 36, trabalhamos com protocolos referenciando as 6 metas internacionais de segurança do paciente.
A fim de priorizar o atendimento ao cliente pela gravidade e não por ordem de chegada, a cooperativa adota o protocolo internacional de classificação de risco Manchester, com implantação de sistema em 2022, capacitação da equipe no preenchimento da triagem de acordo com a metodologia e aprovado pelo Grupo Nacional de Classificação de Riscos. Essa classificação é realizada por meio de cores, as quais identificam o tempo de atendimento do paciente/cliente ao serem triados por nossa equipe. Segue abaixo classificação:
PROGRAMA QUALIFICAÇÃO DA REDE PRESTADORA
A Gestão Estratégica da Qualidade, em conjunto com o departamento Rede Credenciada, coordena o programa, que é estruturado com diretrizes de adoção às boas práticas, de busca pela melhoria contínua, com objetivo de priorizar a qualidade e segurança na assistência prestada aos beneficiários Unimed Piracicaba, em toda sua rede prestadora de serviços assistenciais, como hospitais, laboratórios e clínicas.
Através de visitas técnicas nos serviços, os prestadores são avaliados de acordo com critérios pré-estabelecidos, baseados nas normativas e certificações às quais contemplamos (ANS, ISO e ONA). Com o resultado dessas avaliações, são classificados entre Ouro, Prata e Bronze, e recebem o Selo Unimed de Qualidade e bonificação financeira de acordo com a classificação e categoria do serviço prestado.
Contato: qualidade@unimedpiracicaba.com.br
ACREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Selo máximo de excelência nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação): O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.
Dr. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, atribui a conquista ao investimento em recursos tecnológicos e na profissionalização das equipes que atuam no centro médico. “Acreditar nos colaboradores é fundamental. Por isso, proporcionamos ferramentas para que todos evoluam”.
O complexo integra um seleto grupo de hospitais do País reconhecido pela alta qualidade no atendimento aos beneficiários. No Brasil, apenas 1,4% das unidades de saúde possui a certificação máxima, considerando um universo de 8.000 hospitais entre públicos e privados. Já no Estado de São Paulo, 37 instituições mantêm o selo de excelência em gestão.
Selo ISO 9001:2015: Concedido pela acreditadora DNV-GL após auditoria interna no Hospital Unimed. Os 33 setores do centro médico foram auditados e certificados com elogio. A satisfação de beneficiários, médicos cooperados e colaboradores por meio do atendimento de suas necessidades é o objetivo da ISO 9001:2015, que avalia a eficiência dos processos, padronização e qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Toda gestão é movida por desafios. E um deles era a conquista da qualificação hospitalar reconhecida internacionalmente”. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.