Sistema de gestão da qualidade

O departamento de Qualidade é primordial para garantir a segurança e os resultados de nossos processos. Por meio de métodos e ferramentas de gestão, é possível analisar e proporcionar soluções às questões identificadas que podem interferir no desempenho organizacional.

Atuamos em sinergia com uma equipe engajada na busca pela excelência e satisfação plena de nossos clientes. Para isso, além das várias ferramentas de qualidade implantadas na cooperativa.

Com auditorias internas e externas e apoio de gestores, o setor conscientiza colaboradores para conhecer metas e processos que viabilizam a segurança do paciente com foco na eliminação riscos na assistência.Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:

Faz parte da Política de Qualidade da Instituição:

  • Garantir a segurança do paciente;
  • Gerenciar riscos institucionais;
  • Promover ações de melhoria contínua dos processos;
  • Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
  • Desenvolver e capacitar colaboradores continuamente;
  • Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
  • Manter foco no cliente.

Para tratar assuntos pertinentes aos eventos adversos, temos a Comissão Núcleo de Segurança do paciente, formada por uma equipe multidisciplinar. Mensalmente são realizadas reuniões para apresentação de todas as notificações de eventos adversos e elaboração de planos de ações e ciclos de melhorias. Atualmente, os protocolos Institucionais são:

  • Protocolo de AVC;
  • Protocolo de queda;
  • Plano terapêutico de pneumonia;
  • Linha de cuidados;
  • Protocolo de atendimento à vítima de violência sexual, entre outros.

Conheça nossas metas de segurança internacionais e faça parte de nossa assistência:

  • Identificação dos pacientes;
  • Reduzir o risco de lesões decorrentes de quedas;
  • Melhorar a segurança de medicação de alta vigilância;
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos;
  • Reduzir risco de infecções associadas aos cuidados de saúde;
  • Melhorar a comunicação efetiva.

A cooperativa adota o sistema de classificação de risco, a fim de priorizar o atendimento ao cliente pela gravidade e não por ordem de chegada. Essa classificação é realizada por meio de cores, as quais identificam o atendimento do paciente/cliente ao serem triados por nossa equipe. Segue abaixo classificação:

ACREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

 

Selo máximo de excelência nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação): O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.

Dr. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, atribui a conquista ao investimento em recursos tecnológicos e na profissionalização das equipes que atuam no centro médico. “Acreditar nos colaboradores é fundamental. Por isso, proporcionamos ferramentas para que todos evoluam”.

O complexo integra um seleto grupo de hospitais do País reconhecido pela alta qualidade no atendimento aos beneficiários. No Brasil, apenas 1,4% das unidades de saúde possui a certificação máxima, considerando um universo de 8.000 hospitais entre públicos e privados. Já no Estado de São Paulo, 37 instituições mantêm o selo de excelência em gestão.

Selo ISO 9001:2015: Concedido pela acreditadora DNV-GL após auditoria interna no Hospital Unimed. Os 33 setores do centro médico foram auditados e certificados com elogio. A satisfação de beneficiários, médicos cooperados e colaboradores por meio do atendimento de suas necessidades é o objetivo da ISO 9001:2015, que avalia a eficiência dos processos, padronização e qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Toda gestão é movida por desafios. E um deles era a conquista da qualificação hospitalar reconhecida internacionalmente”. Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Selo Ouro RN 277: Unimed Piracicaba conquista nível ouro no Programa de Acreditação de Operadoras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), certificação máxima que um plano de saúde pode receber no Brasil.

O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços e a segurança em relação à estrutura e operação.

É a garantia que a Unimed Piracicaba oferece assistência qualificada e eficaz, além de cumprir as exigências para um serviço de excelência aos beneficiários.

Seguimos aprimorando cada processo para cuidar de você!

Para conhecer mais sobre nosso setor, entre em contato pelo email qualidade@unimedpiracicaba.com.br