1. Durante a consulta médica, o que informo sobre o uso dos meus medicamentos?
- Informe ao profissional de saúde TODOS os medicamentos que você usa, inclusive os naturais (fitoterápicos), vitaminas e anticoncepcionais, pois, o uso simultâneo de diferentes medicamentos pode interferir no seu efeito e segurança.
- Informe sobre qualquer reação desagradável que você já experimentou ao usar algum medicamento (tonturas, manchas na pele, insônia, dores de cabeça e outros).
- Informe se você é alérgico a algum medicamento ou substância (dipirona, sulfas etc.), assim como se é portador de alguma doença (hipertensão, diabetes, etc.).
- É importante que as mulheres grávidas ou que estão amamentando informem ao profissional, pois, alguns medicamentos podem ser contraindicados.
- Relate ao profissional de saúde outros hábitos que podem interferir no uso do medicamento, como por exemplo, o uso de bebidas alcoólicas e fumo.
- Relate se tem problemas para engolir cápsulas ou comprimidos, assim o profissional poderá selecionar, por exemplo, o medicamento em forma líquida, caso exista a apresentação no mercado.
- Sempre que receber uma receita de um profissional de saúde certifique-se que a letra está legível. Em caso de dúvida, pergunte.
2. O que é importante eu ficar atento quando comprar medicamentos na farmácia?
- Fique atento à validade do medicamento, antes de adquiri-lo. Não compre medicamentos com prazo de validade vencido.
- Solicite ao farmacêutico orientações sobre como guardar o medicamento. Os medicamentos que precisam ser mantidos em temperatura ambiente (15° a 30°C), devem ser armazenados em locais sem umidade, calor ou luz excessiva. Já medicamentos que necessitam ser mantidos sob refrigeração (2° a 8°C), devem ser armazenados em geladeira, não muito próximos ao congelador e nem na porta da geladeira.
- Ao comprar dispositivos inalatórios de asma, solicite ao farmacêutico que faça a demonstração da forma correta de utilizá-los.
- Caso tenha dificuldade em organizar a rotina de utilização diária de seus medicamentos ou se achar que terá dificuldade em recordar quando tomar os seus medicamentos, peça ao seu farmacêutico que lhe escreva as doses a serem tomadas a cada horário diário. Isso favorecerá a adesão ao tratamento.
- Pergunte ao farmacêutico se o medicamento deverá ser administrado em jejum, com alimento ou indiferente de acordo com o medicamento.
3. Quais cuidados são necessários com as medicações em casa?
- Evite a automedicação! Não use medicamentos indicados por outras pessoas: como amigos, vizinhos e parentes.
- Doenças diferentes podem ter sintomas parecidos ou até iguais, mas usar medicamento sem recomendação de um profissional de saúde pode ser prejudicial a sua saúde!
- Antes de começar a usar o medicamento, leia a receita médica com atenção.
- Faça uma lista de todos medicamentos utilizados, com o nome, dosagem, quantidade de cada um, horários corretos e o número de dias de tratamento. O farmacêutico poderá auxiliá-lo nesse processo.
- Lave sempre as mãos antes de tomar seu medicamento ou medicar outra pessoa (seu filho, sua mãe, etc).
- Comprimidos, drágeas e cápsulas devem ser tomadas sempre com água. Exceto quando houver outra recomendação médica.
- Se você é um paciente portador de alguma doença crônica, que exige uso contínuo de um ou mais medicamentos não interrompa o tratamento sem o conhecimento de quem prescreveu.
- Comprometa-se a fazer o tratamento completo, não suspenda o uso porque teve melhora dos sintomas, principalmente durante o uso de antibióticos e outros medicamentos de uso controlado.
- Não corte o medicamento ao meio sem orientação médica ou abra as cápsulas, fazer isto pode reduzir o seu efeito e, posteriormente, dificultar sua identificação. Procure orientação de um farmacêutico.
- Mantenha os medicamentos longe do alcance de crianças e animais domésticos, para evitar acidentes.
- Nunca guarde medicamentos que necessitem ser refrigerados em geladeira, dentro de caixas de isopor com a tampa fechada. Lembre-se que o isopor é um isolador de temperatura que deve ser utilizado apenas para transporte.
Em caso de internação, apresente sua receita ou a lista de medicamentos sempre que possível atualizada e os medicamentos de uso contínuo em suas embalagens originais (a utilização de medicamentos em porta comprimidos não é permitida). Estes procedimentos serão úteis para que seu médico defina o melhor tratamento.
4. Como descarto medicamentos de forma correta e consciente?
- Não jogue sobras de medicamentos após o uso na pia, no vaso sanitário ou lixo comum. Os resíduos das substâncias podem contaminar o solo e água ou podem ser utilizados por pessoas que trabalham em lixões, ocasionando intoxicações e até a morte quando descartados dessa forma.
- Para jogar fora o medicamento, o ideal é entregá-lo em um posto de coleta. Muitas farmácias, drogarias e unidades básicas de saúde oferecem esse serviço.
Para dúvidas sobre qual medicamento usar em casos de intercorrências, procure assistência médica. Caso a dúvida seja em relação ao uso de medicamentos, armazenamento, prazo de validade entre outros relacionados a cuidado na administração, entre em contato conosco, que retornaremos em até 2 dias.
Central de Informações
atencaofarmaceutica@unimedpiracicaba.com.br