Hospital Unimed Piracicaba conscientiza higiene das mãos

Unimed Piracicaba reconhece profissionais da enfermagem na pandemia
14 de maio de 2021
Unimed Piracicaba renova parceria com fundo social
14 de maio de 2021
Mostrar tudo

Hospital Unimed Piracicaba conscientiza higiene das mãos

Iniciativa acontece todos os anos com o objetivo de reduzir infecções hospitalares

No Dia Mundial da Higienização das Mãos – lembrado na última quarta-feira (05/05), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed Piracicaba reforçou a importância das mãos limpas e ampliou a campanha interna de alerta para a lavagem correta como ato fundamental no controle da infecção hospitalar com vistas à uma assistência segura e responsável, ainda mais em tempos de pandemia.

“A higienização das mãos é essencial e reconhecida mundialmente como medida primária para prevenir doenças comunitárias e hospitalares”, disse a enfermeira Graziela Vitti, que atua no SCIH da unidade.

Ela conta que a meta da Cooperativa é manter a taxa de infecção abaixo da preconizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desafio que começa pela higienização das mãos, tornando-se um excelente parâmetro de qualidade para o complexo hospitalar.

Durante a estratégia de sensibilização com colaboradores, no restaurante corporativo do Hospital Unimed, integrantes do SCIH abordaram equipes para o uso de hidratante com tinta fluorescente nas mãos. Após o almoço, na saída do local, a equipe inseria a mão numa caixa verde com luz negra para detectar possíveis sujidades.

Beneficiários que passaram pelo Pronto Atendimento Adulto e Internação também receberam orientações e marcadores de livro com dicas sobre a lavagem das mãos.

Graziela explica que as mãos dos profissionais de saúde podem adquirir microrganismos multirresistentes por meio do contato direto com pacientes colonizados ou infectados por esses agentes. “Esses microrganismos podem se tornar parte da microbiota transitória da pele, sendo facilmente removidos pela higienização das mãos”.

Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Foto: Filipe Paes/Studio 47
Legenda: Colaboradoras do SCIH mobilizaram equipes no Hospital Unimed (Larissa Artuzo, Pamela Fray, Graziela Vitti, Jacqueline Libardi, Jéssica Oliveira e Carolina Malosso)

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *