Unimed Piracicaba implanta ressonância de alta tecnologia em seu complexo

Unimed e Câmara homenageiam profissionais pelo Dia do Médico
1 de dezembro de 2015
XV e Unimed Piracicaba celebram continuidade de parceria para 2016
26 de fevereiro de 2016
Mostrar tudo

Unimed Piracicaba implanta ressonância de alta tecnologia em seu complexo

Novo aparelho possibilitará a realização de exames de alta complexidade em Piracicaba, evitando o deslocamento de usuários para outras cidades da região

Às vésperas de completar 45 anos de fundação, a Unimed Piracicaba reafirma o seu compromisso com a qualidade dos serviços de saúde e o investimento em equipamentos hospitalares que garantam segurança aos 180 mil clientes da cidade e região. Com investimento na ordem dos R$ 4,5 milhões, a mais nova aquisição da Cooperativa é o Magnetom Aera, um dos mais modernos e completos equipamentos de ressonância magnética, que começa a funcionar este mês, no piso Hortênsia do Hospital Unimed. “É satisfatório concretizar a implantação de um serviço idealizado nos últimos meses, quando percebemos que o nosso complexo reunia todas as condições estruturais para oferecer exames dessa complexidade aos usuários”, disse Carlos Joussef, presidente da operadora de planos de saúde.

De acordo com o dirigente, a ressonância magnética é hoje um dos mais significativos avanços da medicina, no que diz respeito ao diagnóstico médico por imagens em três dimensões, além de oferecer ao paciente a segurança de uma investigação precisa. Por proporcionar imagens em alta resolução de todo o corpo humano, o exame pode ser solicitado em diversas situações. É indicado para diagnóstico de escleroses, derrames, tumores, traumatismos, processos degenerativos, neoplasias, tendinites e infecções como no cérebro ou na medula espinhal. Pode ser usado também para análise de complicações como ligamentos rompidos ou lesões, além de exames cardíacos e avaliação de massas em tecidos e de tumores ósseos. “Por se tratar de um aparelho de alto campo, a nova unidade de ressonância magnética será capaz de realizar uma ampla gama de exames em poucos minutos. Pretendemos realizar uma média de 900 exames/mês”, estimou.

Com 24 canais independentes de rádio frequência, o novo aparelho comporta pacientes com até 250 quilos. As dimensões do túnel de exame também facilitam o atendimento daqueles que precisam ser sedados, pois o túnel é mais largo e curto, o que diminui a sensação de aperto e claustrofobia. O equipamento possui ainda recursos que reduzem o ruído do exame.

Junto à compra do Magnetom Aera foram adquiridas bobinas específicas multicanais para os estudos de próstata, mama, crânio, coração, que são colocadas na parte do corpo que será examinada e fazem a aquisição da imagem. “Esse diferencial permite a realização de novos exames específicos, além da ressonância magnética funcional”, contou Joussef. A ressonância magnética funcional é um conceito novo e promissor na avaliação do funcionamento cerebral e alia a informação anatômica ao estudo das áreas de ativação cerebral com o uso de software específico para fazer a avaliação em tempo real, conhecido por brain wave.

Os exames de ressonância magnética no Hospital Unimed serão realizados por médicos, biomédicos e profissionais da área da saúde, que receberam treinamento específico nos últimos meses com especialistas em radiologia, neuroradiologia e cardiologia da empresa Siemens. Foi desenvolvido ainda um trabalho de segurança no local para evitar acidentes, devido ao forte campo magnético. “A implantação desse serviço é mais um passo no processo de ampliação e modernização do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed Piracicaba, focado na evolução dos recursos tecnológicos e no conceito de assistência completa e integrada para o atendimento de alta complexidade de nossos clientes”, finalizou Joussef.

 

Diagnóstico avançado

A ressonância magnética é um exame que reproduz imagens em alta definição dos órgãos, por meio da utilização de campo magnético. A tecnologia detecta precocemente alterações orgânicas, conduzindo ao diagnóstico e sucesso da terapia.

O exame é indicado para detectar tumores, metástases, processos infecciosos, placas de esclerose ativa, áreas de infarto e estudos de perfusão nos diversos órgãos. Entre as vantagens desse procedimento estão o baixo número de efeitos colaterais relacionados ao contraste; a imagem de múltiplos planos, facilitando o diagnóstico quanto à tomografia e o maior conforto para o paciente. Já seus efeitos adversos são náuseas, vômitos, calor, dor local, reações cutâneas e reações alérgicas em mucosas.

Porém, a análise é contraindicada em pacientes com implante metálico (DIU, válvula cardíaca, placa, pino, parafuso, stent, clip de aneurisma cerebral, estilhaço metálico no corpo, piercing, prótese metálica, aparelho ortodôntico, projétil de arma de fogo); implante eletrônico (marca-passo cardíaco, neuroestimulador, implante coclear); suspeita de gravidez; claustrofobia e maquiagem definitiva ou tatuagem.

 

Serviço Unimed Piracicaba

O agendamento de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed pode ser realizado pelo telefone 19 3437-4045, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *