Unimed Piracicaba reconhece profissionais da enfermagem na pandemia

Unimed reconhece trabalhadores da saúde no combate à covid-19
4 de maio de 2021
Hospital Unimed Piracicaba conscientiza higiene das mãos
14 de maio de 2021
Mostrar tudo

Unimed Piracicaba reconhece profissionais da enfermagem na pandemia

Cooperativa investe em capacitação e segurança das equipes do Hospital Unimed

Em meio a pior crise de saúde do século, o trabalho dos profissionais de enfermagem tem sido fundamental para o enfrentamento da Covid-19. E, hoje (12/05), quando se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, a Unimed Piracicaba reconhece toda sua equipe assistencial como uma das protagonistas da pandemia que já dura mais de um ano no mundo.

“Encarar os desafios todos os dias e não perder a fé nem o otimismo para poder levar esperança mesmo diante do caos. Esta tem sido a realidade dos enfermeiros do mundo inteiro, que do dia para a noite se viram no olho do furacão. A doença é traiçoeira, impiedosa e altamente fatal. Nenhum ser humano estava preparado para a situação. Por isso, eles são, sim, verdadeiros heróis e merecem nosso respeito”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

Segundo dados dos conselhos regionais de enfermagem no Brasil, existem 432.146 auxiliares de enfermagem, 1.428.845 técnicos de enfermagem e 609.846 enfermeiros. Na Unimed Piracicaba atuam 793 colaboradores entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esses profissionais são responsáveis por cuidar diretamente da medicação, alimentação, necessidades básicas dos pacientes e equipamentos de leitos e UTIs. “Por todo o risco que correm para salvar vidas, eles merecem nossa homenagem não apenas hoje, mas todos os dias do ano”.

MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS

Mesmo para os profissionais que não atendem em prontos atendimentos contra o novo coronavírus, comemorar a data em meio a pandemia é um marco.

“Vivemos um momento intenso e de muito aprendizado. Todos os dias estudamos fluxos e processos. Temos medos e inseguranças como todo ser humano, mas, sabemos que não podemos recuar. Afinal, nosso trabalho faz toda a diferença na vida do paciente”, contou Jane Pereira, responsável técnica do Hospital Unimed Piracicaba.

Para ela, a enfermagem é mais do que agir profissionalmente, é um dom, uma doação ao outro que busca por amparo. “Lidamos com diversas patologias. Então, além da ciência, envolvemos muito carinho, amor, empatia e humanização. Além disso, seguimos à risca todas as orientações prescritas pela equipe médica ao longo das 24 horas”.

Jane explica que é necessário aprender com as derrotas – nunca imaginaram viver tamanha adversidade – e comemorar as vitórias da profissão.

“Não podemos e nem devemos nos desanimar. Todos os dias são intensos e damos o nosso melhor para aprendermos cada vez mais. Ter uma data que representa a nossa escolha de vida profissional é um reconhecimento gratificante, pois muitos de nós abdicamos de nossas para estar próximo de quem mais precisa”.

Assim como outros profissionais da área que atuam no Hospital Unimed Piracicaba, Jane é um dos exemplos de construção do plano de carreira dentro do centro médico, que em junho, completa uma década em moderno prédio.

“Minha trajetória na Cooperativa é marcada por muitos desafios e conquistas. Se hoje estou à frente da gestão de um departamento é porque a Diretoria do presidente Joussef confiou no meu trabalho. Na Unimed Piracicaba, o profissional é sempre valorizado e reconhecido com treinamentos e benefícios exclusivos”, finalizou.

Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Foto: Filipe Paes/Studio47

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *