Unimed Piracicaba conquista acreditação máxima da ANS

AVISO IMPORTANTE
29 de maio de 2018
Unimed Piracicaba promove simpósio na Acipi
24 de setembro de 2018
Mostrar tudo

Unimed Piracicaba conquista acreditação máxima da ANS

A mais alta distinção que uma operadora de planos de saúde pode receber no Brasil foi concedida à Unimed Piracicaba. A instituição conquistou o nível ouro no Programa de Acreditação de Operadoras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), de acordo com a Resolução Normativa 277. Com pontuação de 96,61%, a certidão é válida até junho de 2021.

“Graças ao empenho de diretores e colaboradores, vencemos mais uma etapa. Por isso, na vida é importante aprender, aprimorar e ensinar. Além disso, o coração deve estar sempre envolvido”, comemorou Carlos Joussef, presidente da Operadora.

O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços e a segurança em relação à estrutura e operação, desempenho da rede de profissionais e nível de satisfação dos beneficiários. “É um orgulho ter uma equipe que se reinventa todos os dias para proporcionar o melhor atendimento da cidade”, disse o dirigente.

Atualmente, das mais de 1.200 operadoras de planos de saúde no País – sendo 903 delas exclusivas à assistência médica -, apenas 3,42% são acreditadas. Já no nível ouro, o índice é ainda mais exclusivo: somente 3,1% têm a certificação máxima da agência reguladora no Brasil.

Para chegar à acreditação, a Unimed Piracicaba foi avaliada por auditores da DNV-GL Business Assurance – empresa certificadora internacional autorizada pelo Inmetro no Brasil -, que analisaram mais de 300 processos, principalmente prontuários de pacientes que evidenciam a qualidade da assistência médica. “Não é fácil estar apta à auditoria. Há um longo caminho de implementação de melhorias, registros e evidências para atender aos requisitos da RN 277”, completou o presidente.

Há seis anos à frente da Cooperativa, Joussef revela ainda que a conquista representa a realização de um sonho para uma diretoria comprometida com a vida de seus mais de 170 mil beneficiários da cidade e região. Em pouco tempo, sua gestão já acumula duas certificações de qualidade para o Hospital Unimed, além de destaque nas últimas cinco edições da revista Valor 1000 como os 50 maiores e melhores planos de saúde do Brasil e outros selos de governança corporativa. “Vou me orgulhar sempre desses momentos. Afinal, escrevemos uma nova história para a Unimed Piracicaba, que, hoje, é referência nacional pela gestão sólida e eficiente, alinhada aos objetivos do planejamento estratégico da Instituição”, completou.

 

PREPARAÇÃO

De acordo com Isabela Annicchino, gerente estratégica da Qualidade da Cooperativa, o processo para obter a acreditação da ANS teve início há dois anos e exigiu o empenho de equipes administrativas e assistenciais. “Neste período, trabalhamos na reorganização dos processos e na qualidade assistencial para satisfazer nossos beneficiários”. E a diretoria de Carlos Joussef quer mais. “Somos movidos a desafios. Por isso, devemos pleitear no próximo ano outras certificações, inclusive selos internacionais”, enfatizou.

Para o avaliador Jorge Naves, da DNV-GL, a Unimed Piracicaba se destacou durante a auditoria por manter uma gestão sólida e estruturada, além de bem disseminada em todos os níveis hierárquicos da organização; missão, visão e valores tratados de maneira operacional e equipes qualificadas. “Não é qualquer operadora que alcança essa classificação. Apenas instituições bem estruturadas. E, hoje, ter a certificação ouro é um diferencial que muitas operadoras no País não têm”.

Joussef divulga ainda no próximo mês o novo Planejamento Estratégico da Cooperativa depois de inúmeras reuniões com lideranças médicas e administrativas. Além disso, o dirigente lança ainda nos próximos meses serviços exclusivos no Hospital Unimed, incluindo pronto atendimento, hemodinâmica e UTI cardiológica. “Já demos início ao funcionamento do Day Clinic, espaço voltado à pequenos procedimentos. Em julho, a UTI Pediátrica também será entregue para nossos beneficiários”, finalizou.

 

ACREDITAÇÃO DE OPERADORAS

O Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde, de acordo com avaliação feita por entidades de acreditação homologadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e, desde 3/5/2013, obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A certidão de acreditação pode ser conferida em 3 níveis. Nível I, operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos; nível II, entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos e nível III, entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.

Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Foto: Studio47

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *