Unimed Piracicaba realiza primeira cirurgia cardíaca no Hospital Unimed

Unimed Piracicaba recebe homenagem na câmara
2 de abril de 2019
Mostrar tudo

Unimed Piracicaba realiza primeira cirurgia cardíaca no Hospital Unimed

Procedimento consolida serviços cardiológicos da Unidade do Coração

 

Pulsando ainda mais forte desde março com a implantação da Unidade do Coração, o Hospital Unimed Piracicaba realizou, na semana passada, a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio em um paciente de 78 anos, portador de doença coronariana obstrutiva. O procedimento completa a linha de cuidado cardiológico planejada pela diretoria da instituição médica.

Também conhecida como ponte de safena, a cirurgia cardíaca é um procedimento que utiliza um segmento de artéria ou veia para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias. A maioria desses procedimentos é feita com circulação extracorpórea, ou seja, com auxílio de equipamento que substitui as funções do coração e do pulmão durante a cirurgia. Em alguns casos, é realizado com o coração do paciente batendo e o pulmão funcionando normalmente.

Na ocasião, o procedimento foi realizado pelos cirurgiões cardíacos Antônio Amauri Groppo e Rafael Angelo Tineli, além dos anestesistas Thaís Machado e Itamar Curti, instrumentadores, circulantes, enfermeiros, perfusionista e outros profissionais.

Segundo Groppo, o método utilizado foi o convencional por se tratar de uma doença multiarterial complexa, oportuno para o paciente pela gravidade das lesões. Optou-se por mantê-lo internado pelo risco de vida elevado e submetido ao tratamento cirúrgico subsequente em caráter de urgência. O procedimento durou aproximadamente 3h. “A técnica selecionada reduz riscos de infecção, distúrbios de coagulação sanguínea, disfunção renal e/ou hepática”, salientou o cardiologista.

O paciente, internado no Hospital Unimed Piracicaba, desconhecia o problema até passar pela Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba, quando foi diagnosticado com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e transferido para a UTI Cardiológica. Na sequência, passou por cateterismo cardíaco no Laboratório de Hemodinâmica, que identificou lesões obstrutivas graves com necessidade de intervenção cirúrgica.

UNIDADE DO CORAÇÃO

Inaugurada o mês passado, a Unidade do Coração da Unimed Piracicaba apresenta um novo conceito de serviço, com Pronto Atendimento Cardiológico, UTI Cardiológica, Laboratório de Hemodinâmica, Angiotomografia de Coronárias e Cirurgia Cardíaca, além de equipamentos de ponta e logística interligada, que otimiza e melhora a qualidade do atendimento. O projeto teve o investimento de R$ 3,7 milhões.

O espaço marca uma nova etapa da Cooperativa. “Hoje, com a realização da primeira cirurgia cardíaca, completamos a linha de cuidado da cardiologia que planejamos. Participar desse momento é algo que orgulha uma diretoria que prima pelo beneficiário e os melhores serviços assistenciais. Esse sempre será nosso objetivo”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

Com estrutura de ponta, o Laboratório de Hemodinâmica possui a máquina Artis Zee One, da Siemens, com tecnologia 3D, realizando desde cateterismo diagnóstico aos mais complexos tratamentos endovasculares. O serviço é realizado por equipe composta por médicos cardiologistas-intervencionistas, neurointervencionistas, eletrofisiologistas, cirurgiões vasculares e cirurgiões cardíacos, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e de raio X especializados.

A aquisição do equipamento de hemodinâmica exigiu investimento de R$ 2,7 milhões, incluída adequação física. A unidade supre necessidade de beneficiários em diagnósticos e tratamentos das doenças circulatórias em geral.

Entre os procedimentos desenvolvidos estão exames diagnósticos, como cateterismo cardíaco, arteriografias cerebrais de membros inferiores e superiores e estudos de válvulas cardíacas.

São realizados ainda procedimentos percutâneos, tais como embolização de aneurisma cerebral, correção de aneurisma da aorta com implante de endoprótese, quimioembolizações de tumores, tratamentos de patologias congênitas em adultos e crianças e arritmias cardíacas com ablação.

A UTI Cardiológica, além de atender patologias do coração, recebe também pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas realizadas no Centro Médico, com equipe de cirurgiões que atuam na Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba. “A segurança hospitalar e processos certificados são prioridades em nossa instituição”, finalizou o dirigente.

Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Legenda: Roberto de Campos, Rafael Angelo Tineli, Antônio Amauri Groppo, Thaís Machado e Carlos Joussef
Foto: Flávio Rodriguez/Studio 47

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *