UNIMED MEDICINA PREVENTIVA

A Medicina Preventiva trabalha com a metodologia de Linha de Cuidados, visando a integralidade do cuidado a fim de prevenir o surgimento de doenças e complicações através de atividades de promoção de saúde voltada aos beneficiários Unimed Piracicaba estendendo-se à comunidade por meio de ações de responsabilidade social. Realiza atividades de conscientização para o auto cuidado, prevenção de doenças e agravo para os beneficiários através de atividades em grupo, atendimentos individuais, monitoramento de saúde, através de atendimento multidisciplinar.
Público-alvo:
Beneficiário Unimed Piracicaba (recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).
Como participar:
Entrar em contato com a Medicina Preventiva para maiores informações:
3433-2000
medicinapreventiva@unimedpiracicaba.com.br

Projeto Aconchego

Programa de Amamentação

Avalia, acompanha e incentiva o aleitamento, tendo em vista que o leite materno é o melhor alimento nos primeiros anos de vida do bebê.

Objetivos

* Orientar sobre técnicas de aleitamento;
* Investigar dificuldades iniciais;
* Estimular e acompanhar processos da amamentação;
* Avaliar o desenvolvimento da criança por meio de controles antropométricos.
* Apoio para manutenção do aleitamento materno no retorno ao trabalho;
* Orientação para a introdução alimentar oportuna no bebê.

Como participar?

Durante o acompanhamento do pré-natal ou após o parto, o médico e/ou a equipe de enfermagem orienta a mamãe para o programa que deve participar na Unimed Medicina Preventiva.

Planejamento Familiar

Consiste na orientação sobre o processo e a Lei do Planejamento Familiar, métodos contraceptivos, temporários e permanentes, e esclarece sobre doenças sexualmente transmissíveis. É feito ainda entrega de DIU (dispositivo intrauterino), mediante autorização prévia da Auditoria.


Outros


Programa de combate à Obesidade

Beneficiários elegíveis para gastroplastia e encaminhados pelo cirurgião bariátrico recebem todo o preparo pré e pós operatório, contando com o auxílio de psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta, além da equipe de enfermagem. Para portadores de obesidade grau 1 e 2 são realizados grupos, visando a perda de peso.

Cuidados com a saúde da Criança e Adolescente

São oferecidos atendimentos individuais, mediante solicitação médica e autorização da auditoria, nas áreas de nutrição e fonoaudiologia.


Cuidados com a saúde do Adulto e Idoso

Atendimentos individuais e em grupo nas áreas de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, prevenção de quedas em idosos, atividades físicas e estimulação de memória.

As ações para este público são desenvolvidas através dos programas de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Grupo de Equilíbrio – grupo de atividade física conduzida por Fisioterapeuta, destinado à pessoas preferencialmente acima de 60 anos, com histórico de quedas ou que tenham queixas de dificuldades com o equilíbrio no dia a dia, objetivando a prevenção de quedas e riscos relacionados, estimulando um estilo de vida mais ativo e saudável.

Convívio Saudável – o grupo com encontros rotineiros objetiva socialização, promoção, prevenção em saúde e o autocuidado, independência para pessoas a partir de 50 anos, sendo portadoras de doenças crônicas ou não.

REA – Reabilitação Pulmonar – PARA o público acima de 40 anos .O programa contempla exercícios respiratórios, treinamento aeróbico, exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores e cuidados diários para prevenção das “crises” para pessoas portadoras de doenças respiratórias crônicas, como enfisema pulmonar, bronquite crônica, fibrose pulmonar , que possam apresentar limitações em suas atividades diárias e qualidade da vida alterada. Para participar é necessário o encaminhamento de Médico Pneumologista e contato telefônico para avaliação na Medicina Preventiva.

Envelhecimento Bem Sucedido - Idosos acima de 60 anos. Realizam atividade física para melhora da capacidade cardiopulmonar e força muscular. A estimulação de memória realizada visa tornar o idoso autônomo e independente. A promoção de saúde e controle de doenças crônicas são objetivos de equipe multidisciplinar.

Campanhas Preventivas

Ações realizadas para grupos na Medicina Preventiva, em Empresas e em Campanhas de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças (hipertensão, diabetes, câncer, doenças sexualmente transmissíveis e asma).

Como participar:

Medicina Preventiva Rio das Pedras:
Telefone: (19) 34934040
email: coord_riodaspedras@unimedpiracicaba.com.br
Horário de atendimento: de segunda a quarta-feira, das 8:00 às 20:00 e de quinta e sexta-feira, das 8:00 às 17:30

Medicina Preventiva Tietê:
Telefone: (15) 3482 4649
email: supregional@unimedpiracicaba.com.br
Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 16h


Programa de Medicina Preventiva para Empresas

Ações realizadas com Equipe Multiprofissional para o estudo do perfil de saúde dos colaboradores da empresa, ações coletivas de promoção, prevenção e intervenção sobre os fatores de risco no ambiente de trabalho. Atividades educativas de conscientização do autocuidado e incentivo aos hábitos saudáveis. Por meio de palestras e atuação durante as SIPATS.


Parcerias com serviço público de saúde e comunidade

Campanhas de vacinação e atividades educativas.

Requisitos

  • Para participar de um dos programas, o cliente e/ou empresa deve entrar em contrato com a Unimed Piracicaba;
  • Cliente- deve apresentar encaminhamento e/ou autorização médica para o programa.
  • Empresa– deve contatar um de nossos departamentos (Vendas, Relações Empresariais, Comercial, Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva) para consultar disponibilidades.
 

Equipe multidisciplinar

  • Assistente Social;
  • Educador Físico;
  • Enfermeiro;
  • Fisioterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo;
  • Técnico de Enfermagem;
  • Terapeuta Ocupacional