A Unimed Piracicaba realizou o 3º Workshop Trajetória do Paciente com Sepse, com o objetivo de capacitar e engajar os profissionais de saúde do Hospital Unimed no reconhecimento precoce e tratamento imediato da sepse — uma resposta grave do organismo a uma infecção, que pode levar à falência de órgãos e à morte se não tratada de forma rápida e adequada.
“A iniciativa evidencia o comprometimento do HU com a excelência assistencial e a segurança do paciente. É inspirador testemunhar nossas equipes engajadas em um processo contínuo de atualização e aprimoramento técnico, com o propósito de oferecer um atendimento cada vez mais ágil, seguro e de alta qualidade. Apostar no desenvolvimento dos nossos profissionais é investir na vida, e essa dedicação coletiva reafirma o compromisso da Unimed Piracicaba com uma medicina baseada em conhecimento, cuidado e responsabilidade”, destacou o diretor da Área Hospitalar da Cooperativa, João Paulo Mainardi, que abriu o evento.
Durante o encontro, foram abordados os principais aspectos do protocolo institucional de sepse da unidade, que padroniza o atendimento e garante que a equipe identifique e trate rapidamente os pacientes, reduzindo complicações e mortalidade. Entre as ações previstas pelo protocolo estão o diagnóstico ágil, o uso correto de antibióticos e o monitoramento contínuo dos pacientes.
Segundo o médico cooperado e coordenador médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed, Hamilton Bonilha, a realização de workshops é essencial para manter a equipe alinhada e atualizada sobre o tema. “A sepse é uma emergência médica que exige resposta rápida e coordenada. Atualizar e treinar continuamente os profissionais é fundamental para garantir a aplicação eficaz do protocolo e salvar vidas”, destacou o especialista.
Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, acrescenta que a capacitação fortalece a atuação multidisciplinar no HU: “Quando todos os profissionais envolvidos na assistência entendem seus papéis e seguem um mesmo fluxo de atendimento, conseguimos oferecer um cuidado mais seguro, ágil e eficiente, o que impacta diretamente na recuperação dos pacientes”.
Com a iniciativa, o HU reforça o compromisso com a qualidade da assistência, a segurança do paciente e a atualização constante de seus colaboradores, contribuindo para melhores desfechos clínicos e o fortalecimento das práticas assistenciais baseadas em evidências.