“Este é um momento de orgulho para todos nós. Mais do que uma conquista tecnológica, é a realização de um compromisso com a vida, com o cuidado, com o futuro da medicina na cidade e região”. A declaração do presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, traduz o sentimento da Cooperativa ao anunciar a chegada do sistema da Vinci X, uma das mais avançadas tecnologias em cirurgia robótica do mundo. Os primeiros procedimentos aconteceram hoje (11/07), no centro cirúrgico do Hospital Unimed.
O investimento na nova tecnologia coloca a Instituição em um seleto grupo de hospitais do mundo que operam com cirurgia robótica de última geração. Revolucionário, o sistema representa o que há de mais moderno em procedimentos minimamente invasivos, com mais precisão, menos dor e recuperação mais rápida para os pacientes.
De acordo com Joussef, trata-se de um avanço que une ciência e sensibilidade, razão e cuidado. “Estamos entregando à população uma medicina resolutiva, segura e humana. Isso é fruto de uma gestão comprometida com inovação, mas também com a escuta e com o acolhimento. Não se trata apenas de tecnologia, mas de transformar a jornada do paciente em algo mais leve, eficiente e digno”, disse.
A cirurgia robótica é realizada por meio de pequenas incisões, chamadas de portais, por onde são inseridos instrumentos delicados e uma câmera de altíssima definição, acoplados aos braços robóticos, controlados com total precisão por um cirurgião posicionado no console do sistema, dentro da própria sala de cirurgia. A tecnologia amplia em até dez vezes a visão da área operada, reduz os tremores naturais das mãos e permite movimentos com liberdade e exatidão milimétrica.
“O resultado é um procedimento mais seguro, com menor impacto no corpo e maior preservação das estruturas sensíveis, o que acelera a recuperação e reduz complicações”, completou o dirigente.
No complexo hospitalar da Cooperativa, as primeiras aplicações acontecerão em cirurgias urológicas, ginecológicas, digestivas e torácicas, com possibilidade de ampliação para outras especialidades.
Para o diretor da Área Hospitalar da Unimed Piracicaba, João Paulo Mainardi, a introdução da cirurgia robótica marca um novo tempo para a Cooperativa. “Estamos vivenciando uma transformação concreta, que eleva o padrão de qualidade da nossa assistência e oferece aos médicos mais recursos para agir com precisão e confiança. É um avanço técnico que impacta diretamente na experiência do paciente”.
A implantação da cirurgia robótica soma-se a uma série de ações estratégicas da Cooperativa, que incluem as construções do Centro de Prevenção, Reabilitação e Terapias, Pronto Atendimento da Criança (PAC), Centro de Diagnóstico por Imagem e outras estruturas modernas em fase de conclusão. Tudo isso integra um modelo de assistência centrado no paciente, com base em evidências, tecnologia e humanização.
“Cada novo passo que damos tem um único propósito: cuidar das pessoas com mais qualidade, eficiência e respeito. Essa conquista é de Piracicaba, dos nossos médicos, dos nossos colaboradores e, acima de tudo, dos nossos pacientes. Estamos prontos para um novo tempo na saúde. Estamos prontos para o futuro da medicina”, finalizou Joussef.