No último sábado, a Unimed Piracicaba marcou presença na abertura do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Engenho Central. Incentivadora da cultura e do cuidado com a saúde, a Cooperativa destacou o Prêmio Saúde Unimed, que integra as sete categorias do concurso e reforça a importância da arte como ferramenta de conscientização e transformação social.
“O Prêmio Saúde Unimed é mais do que um reconhecimento artístico; é um estímulo à reflexão sobre qualidade de vida, bem-estar e prevenção. Acreditamos que a arte tem o poder de provocar diálogos e transformar consciências, assim como a saúde tem o poder de transformar vidas. Por isso, é uma honra para a Unimed apoiar um evento que leva o nome de Piracicaba ao mundo, disse Carlos Joussef, presidente da Instituição.
Nesta edição, a mostra recebeu mais de 2 mil inscrições de artistas de diferentes países, das quais 384 obras de 202 artistas, representando 22 nacionalidades, foram selecionadas para compor a mostra oficial. As produções abrangem caricaturas, charges, cartuns, tiras e esculturas, com estilos variados que abordam temas como guerras, desigualdade social, inteligência artificial, dependência tecnológica e meio ambiente.
O artista premiado Rafael Corrêa, do Rio Grande do Sul, celebrou o reconhecimento: “Estar no Salão de Humor de Piracicaba já é um privilégio, mas receber o Prêmio Saúde Unimed torna tudo ainda mais especial. É uma forma de mostrar como a arte sensibiliza e abre debates essenciais para a sociedade, como o cuidado com a saúde e a valorização da vida”.
A cerimônia de abertura também contou com a apresentação do humorista Fábio Rabin, que levou leveza e descontração ao público presente. Além da mostra principal, o evento inaugurou exposições paralelas e o 23º Salãozinho de Humor, transformando o Armazém 14 do Engenho Central em um espaço de celebração da criatividade e do riso.
Visitação – O Salão permanece aberto ao público até 2 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Engenho Central. A entrada é gratuita.