Cooperativa investe em novas tecnologias, além de ampliar os canais de atendimento
Depois da bem-sucedida experiência no acompanhamento digital de pacientes com Covid-19, a Unimed Piracicaba caminha em direção à inovação tecnológica e ampliação dos serviços no dia (14/12) em que comemora 51 anos: a plataforma Teleatendimento 24h (para urgências) — Einstein Conecta estará disponível a partir de janeiro de 2022 no site e aplicativo da Instituição para os mais de 190 mil beneficiários da cidade e região, proporcionando novos canais de contato.
“Agora, com a disponibilidade desta plataforma, os beneficiários contarão com serviço exclusivo de orientação médica online – adulto e pediátrico, com profissionais capacitados do Hospital Israelita Albert Einstein, sete dias por semana, 24 horas”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
O dirigente conta que o novo atendimento digital, disponível no site e aplicativo Unimed SP Clientes, é um recurso que coloca o beneficiário em contato direto com médicos, por meio do celular ou computador, para assistir casos com necessidade de atendimento mais rápido.
Com este novo recurso tecnológico, é possível ainda planejar e executar planos de cuidados para pacientes com quadros agudos ou doenças crônicas. “Vamos aplicar toda a expertise que adquirimos no monitoramento virtual dos pacientes com coronavírus para prestar assistência a pacientes com outras patologias”, destacou.
QUEBRA DE BARREIRAS
As plataformas digitais representam uma quebra de paradigma. Com elas, as equipes da Unimed Piracicaba cuidam de beneficiários para além das fronteiras da Instituição.
Hoje, a saúde digital da Cooperativa dispõe de aplicativo voltado ao beneficiário — Unimed SP Clientes para agendamento de exames cardiológicos na Unidade do Coração do Hospital Unimed, como testes ergométrico e ergoespirométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma, Holter e Mapa, segunda via de boleto, cartão virtual, autorizações, guia médico, extrato de utilização, portal de exames e notícias da Cooperativa. A tecnologia se estende para o médico cooperado, que tem aplicativo exclusivo para tratativas internas da Instituição.
Há outros serviços, como telemonitoramento, telereabilitação e telemedicina nas unidades de cuidado (Unimed Corpo e Mente, Unimed Medicina Preventiva e Health Life — Viver Bem) e de terapia intensiva do Hospital Unimed Piracicaba.
Outras novidades são os serviços de telerradiologia 24h no Hospital Unimed, que interpreta exames de imagem por meio de plataforma digital, com laudos assinados pela equipe médica do Einstein, e a telepsicologia 24h, terapia online a qualquer hora, com psicólogos renomados.
“Inovar tornou-se essencial porque a nossa missão é sempre proporcionar o melhor atendimento médico para beneficiários da cidade e região, além de otimizar fluxos e processos assistenciais”, completou Joussef.
As novas tecnologias têm proporcionado à Unimed Piracicaba resultados substanciais no desenvolvimento de soluções avançadas para atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes, sem perder a proximidade com as pessoas.
Por isso, a tendência é o crescimento do investimento em ferramentas para melhorar processos, aumentar a produtividade do corpo clínico e aperfeiçoar o cuidado com o paciente.
“A pandemia acelerou a digitalização de processos não apenas na saúde, mas em todos os setores. Aplicativos e serviços de telessaúde vieram para facilitar e otimizar o atendimento, encurtar a distância entre médico e paciente, proporcionando mais agilidade e autonomia na jornada de cuidados”, finalizou Joussef.
Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Legenda: Diretores Walter Checoli, Carlos Joussef e Juliano Padovani acreditam no digital para excelência no atendimento ao beneficiário
Foto: Filipe Paes/Studio47