UNIMED MEDICINA PREVENTIVA

A Medicina Preventiva da Unimed Piracicaba promove ações preventivas e educativas, nas áreas de atenção materno infantil, adulto e idoso, com atividades de promoção, reabilitação e monitoramento, garantindo uma assistência que transcende a prática curativa, contemplando todos os níveis de atenção à saúde e considerando a inserção em um contexto social, familiar e cultural, conscientizando sobre o autocuidado, prevenção e agravo das principais doenças da atualidade, objetivando a integralidade e a coordenação do cuidado.

Este serviço dispõe de uma equipe interdisciplinar com Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Educador Físico, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Assistente Sociais.

Cada programa tem um modo próprio de funcionamento, que pode incluir encontros semanais, em grupo, atividades supervisionadas, acompanhamento individual, palestras educativas, visitas, consultas e teleatendimento.

Em períodos de Pandemia COVID-19, as atividades presenciais em grupo estão ocorrendo através de plataforma digital e/ou atendimentos presenciais individuais, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

ÁREA DE ATENÇÃO MATERNO INFANTIL

Curso para Gestantes

O curso é oferecido mensalmente com equipe multidisciplinar composta de Pediatra, Obstetra, Enfermeiro, Odontólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo além de representantes da equipe de Atendimento ao Cliente

Tem como objetivo discutir aspectos físicos e emocionais da gravidez em abordagens teóricas e práticas com o propósito de orientar a futura mamãe para lidar com a gestação, o parto e as mudanças que ocorrerão em sua vida após o nascimento do bebê.

O programa aborda:

  • pré-natal
  • aleitamento materno
  • parto adequado – tipos de parto
  • alimentação da gestante e do bebê
  • segurança do bebê
  • prática de atividade física
  • odontologia e fonoaudiologia na gestação
  • sexualidade
  • urgências obstétricas.

Com encontros presenciais no período noturno, podem participar acompanhada por uma pessoa que irá partilhar deste cuidado. (Familiar, amiga, Companheiro).

Para participar do Curso de Gestantes preencha o Formulário Abaixo.

Programa Aconchego

Programa de incentivo a Amamentação que avalia, acompanha e promove o aleitamento, tendo em vista que a amamentação deve ser ofertada até os dois anos de idade, sendo exclusiva até os seis meses. O leite materno é o melhor alimento nos primeiros anos de vida da criança.

Objetivos

  • Orientar sobre técnicas de aleitamento;
  • Investigar dificuldades iniciais;
  • Estimular e acompanhar processos da amamentação;
  • Avaliar o desenvolvimento da criança por meio de controles antropométricos.
  • Apoio para manutenção do aleitamento materno no retorno ao trabalho;
  • Introdução alimentar oportuna para o bebê.
  • Orientações para troca de fraldas, banho, coto umbilical, rotinas do bebê em geral;


Como participar do Programa Aconchego?

Durante o pré-natal ou após o parto, o beneficiário pode entrar em contato com a Medicina Preventiva para agendar o atendimento presencial ou teleatendimento.


Planejamento Familiar

Conforme a Lei nº. 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências: “O planejamento familiar é direito de todo cidadão e é entendido como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.” O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para regulação da fecundidade.

         O Programa de Planejamento Familiar é uma das ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvido para orientar os beneficiários Unimed sobre a saúde reprodutiva e sexual e prevenção de infecções sexualmente. O planejamento familiar permite aos beneficiários optarem livre e conscientemente por ter ou não filhos.

         Os atendimentos consistem em palestras, entrevista de reflexão e finalização que ocorrem em grupo/individual online/presencial.

Para participar o beneficiário necessita enviar o encaminhamento médico para o endereço eletrônico planejamentofamiliar@unimedpiracicaba.com.br

Os procedimentos ofertados são:

  • Intervenção de instalação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU) de cobre ou hormonal

  • Intervenção de Vasectomia

  • Intervenção de Laqueadura Tubária

Cuidados com a saúde da Criança e Adolescente

A promoção de ações preventivas e educativas no período da infância estimula hábitos de vida saudáveis com potencial multiplicador para a família, escola e comunidade.

Fonoaudiologia:

O atendimento pode ser realizado individualmente e/ou grupo.

O setor de Fonoaudiologia tem o objetivo de acompanhar, orientar e reabilitar os beneficiários.

Acontece sob supervisão interdisciplinar com prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial.

Nutrição:

Infantil e Adulto

O atendimento pode ser realizado individualmente e/ou grupo.

O Programa de Nutrição oferece a Reeducação Alimentar que acontece sob supervisão interdisciplinar, no qual proporciona aos seus participantes o controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção de saúde através de mudanças graduais orientadas pelo comportamento alimentar.

O programa fornece aos beneficiários com sobrepeso, obesidade com comorbidades ou não, orientações nutricionais relacionadas ao comportamento alimentar, estimulando a construção de habilidades de autocuidado, mudança de comportamento e melhoria da qualidade de vida. Isso é feito por meio de encontros dinâmicos que podem incluir além dos beneficiários os cuidadores como pais e responsáveis.

ÁREA DE ATENÇÃO ADULTO / IDOSO

Programa de combate à Obesidade

Os beneficiários elegíveis para os programas de Acompanhamento para Gastroplastia e Tratamento de Obesidade participam de encontros periódicos em grupo e individuais com a equipe interdisciplinar.

Acompanhamento para Gastroplastia: O Núcleo de Cirurgia Bariátrica tem por objetivo atender beneficiários encaminhados a gastroplastia, ofertando ações educativas e assistenciais, com foco na manutenção do hábito saudável, prevenindo riscos e complicações advindos do procedimento.

Neste núcleo atua equipe interdisciplinar composta de equipe de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico e psicóloga e alinhados com os médicos nas áreas de cirurgia bariátrica, endocrinologia e psiquiatria.

Para ingressar no Programa é necessário ter encaminhamento do cirurgião bariátrico.

Tratamento de Obesidade: Programa Boa Forma Clínico é recomendado para beneficiários que possuem diagnóstico de obesidade, sendo oferecidas ações educativas e assistenciais com foco no emagrecimento saudável, prevenção de riscos e complicações da obesidade.

Composto por equipe interdisciplinar com Nutricionista, Psicólogo e Enfermeiro que avaliam e acompanham os pacientes para auxiliar na compreensão dos aspectos que envolvem o processo de emagrecimento.

Grupo de Equilíbrio

O programa de prevenção de quedas tem como objetivo informar, orientar, realizar treinamento de força para minimizar os efeitos da sarcopenia e de risco de queda, através de exercícios de alongamentos, fortalecimentos e mobilidade estimulando a autonomia nos cuidados diários.

A atividade é conduzida por fisioterapeuta e é destinado às pessoas acima de 60 anos, com histórico de quedas ou que apresentem distúrbio de marcha, para a prevenção dos riscos relacionados, favorecendo um estilo de vida mais ativo e saudável.

Reabilitação Pulmonar

Oferece o acompanhamento fisioterapêutico aos beneficiários portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar, bronquite crônica, fibrose pulmonar como forma de apoio ao tratamento prescrito pelo médico assistente.

O programa destina - se ao público acima de 40 anos, é composto de iniciativas que visam garantir adesão do paciente ao plano terapêutico com objetivo de melhora da capacidade respiratória evitando recidivas e exacerbações da doença, com foco em melhoria na qualidade de vida.

Dentre as atividades desenvolvidas o programa contempla exercícios respiratórios, treinamento aeróbico, exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores e cuidados diários para prevenção das “crises”.

Para participar é necessário o encaminhamento de médico.

Envelhecimento Bem Sucedido - Idosos acima de 60 anos. Realizam atividade física para melhora da capacidade cardiopulmonar e força muscular. A estimulação de memória realizada visa tornar o idoso autônomo e independente. A promoção de saúde e controle de doenças crônicas são objetivos de equipe interdisciplinar.

INSPIRAR

Inspirar - É um programa destinado a beneficiários que desejam parar de fumar e, dessa maneira, melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de doenças relacionadas ao tabagismo.

Os beneficiários recebem acompanhamento com equipe interdisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, além de receberem apoio medicamentoso, caso haja necessidade, no decorrer da primeira fase do programa.

EDUCADOR

Educador – O Programa Educador proporciona o conhecimento adequado sobre a dor diminuindo crenças, medo e mitos. Melhora as limitações das atividades, com foco da redução exacerbação da dor crônica.

O acompanhamento é realizado por equipe interdisciplinar.

NÚCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE DO TRABALHADOR

O programa estimula a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e gerencia fatores de risco, para prevenir, monitorar e controlar doenças crônicas e assim promover qualidade de vida dos colaboradores das empresas parceiras.

Foi desenvolvido para atuar junto aos trabalhadores com foco na promoção e prevenção de saúde, visando minimizar o adoecimento melhorar a qualidade de vida e fortalecer as relações interpessoais.

Mapeamento de perfil epidemiológico, captação para monitoramento de elegíveis para programas de seguimento na coordenação de cuidado. Atividades de conscientização e educação em grupo para o autocuidado, incentivo aos hábitos saudáveis, através de palestras e atuação durante as SIPATS.

Benefícios

* equilíbrio físico e psicológico do trabalhador

* redução de absenteísmo

* ações personalizadas para qualidade de vida para equipe

* prevenção de sedentarismo

* avaliação ergonômica do trabalho – AET

* ginástica laboral

* atendimento de queixas osteomusculares

Campanhas Preventivas para Beneficiários e Comunidade

Parcerias com serviço público de saúde

A Unimed Piracicaba comprometida com a responsabilidade social implementa parcerias que visam apoiar e orientar projetos e ações para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, pois possui em sua essência o desenvolvimento de projetos alinhados aos princípios do Cooperativismo, dentre eles o Interesse pela Comunidade.

Campanhas Preventivas

Ações realizadas para Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças baseadas nos principais calendários nacionais e internacionais trabalhando com os variados níveis de prevenção nas doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental e conscientização de agravos transmissíveis.

A medicina preventiva realiza planejamento anual trabalhando com temas como: LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), dia mundial da saúde, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, amamentação, câncer de mama, câncer de próstata, HIV/AIDS, IST’s (infecções sexualmente transmissíveis) além de ações voltadas para prevenção de doenças endêmicas sazonais.

Como participar:

Medicina Preventiva Piracicaba:

Telefone: (19) 34332000

e-mail: medicinapreventiva@unimedpiracicaba.com.br

Horário de atendimento: 07h às 20h

Medicina Preventiva Rio das Pedras:
Telefone: (19) 34934040
email: coord_riodaspedras@unimedpiracicaba.com.br
Horário de atendimento: de segunda a quarta-feira, das 8h às 20h e de quinta e sexta-feira, das 8h às 17h30

Medicina Preventiva Tietê:
Telefone: (15) 3482 4649
email: supregional@unimedpiracicaba.com.br
Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 16h