Unimed alia atendimento de qualidade à responsabilidade socioambiental

Unimed Piracicaba anuncia investimentos para ampliação de hospital
2 de junho de 2016
Unimed em todo o Brasil
7 de junho de 2016
Mostrar tudo

Unimed alia atendimento de qualidade à responsabilidade socioambiental

 

A Unimed Piracicaba não concentra seus trabalhos apenas no atendimento assistencial prestado aos públicos interno e externo. Mas atua também para incentivar a consciência socioambiental. Dessa forma, reorganizou há mais de três anos o departamento de RSA (Responsabilidade Socioambiental) da Cooperativa.

De acordo com o gerente-geral de Pessoas e Projetos da Unimed Piracicaba, Antonio Amaral, essa ideia nasceu para disseminar entre cooperados e colaboradores uma cultura focada na sustentabilidade. Nessa linha, são desenvolvidas várias ações que abrangem diversos segmentos de atuação. Internamente, por exemplo, a Cooperativa desenvolve o programa ‘Jogue Certo’, que trata do descarte correto de resíduos gerados no Hospital Unimed e nas sedes da Cooperativa. Além disso, há o projeto ‘Plante Vida’, que consiste no plantio de uma árvore para cada criança nascida na maternidade. Entre as atividades externas relacionadas à consciência socioambiental, há ainda a adoção de área verde de quase 28 mil metros quadrados. Ambas acontecem em parceria com a Sedema (Secretaria do Meio Ambiente).

“Para este ano, queríamos uma ação maior e, então, desenvolvemos um projeto pontual”, disse Amaral. Internamente, será inaugurada uma área verde dentro do hospital, que fica próximo ao espaço de convivência dos colaboradores. Amanhã, o Hospital Unimed recebe a exposição fotográfica ‘Em terra, Mariana’. Trata-se de uma iniciativa dos alunos do curso de geografia da Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. O material retrata o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Vale, na cidade de Mariana. Durante o mês também serão exibidos no restaurante corporativo e no espaço de descanso dos colaboradores curtas-metragens relacionados ao meio ambiente. Para este domingo está programado ainda atividade na brinquedoteca do hospital e, na próxima sexta-feira, oficina de arte. Nessa iniciativa, colaboradores vão aprender a confeccionar lixeiras para carros com material reaproveitado.

A principal atividade externa está relacionada ao plantio de 20 mudas de árvore às margens do córrego do Jardim Petrópolis. O plantio acontece esta semana.

RESULTADO — Além dessas atividades, a Cooperativa trabalha também com políticas de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Esse programa já deu resultado positivo. Entre 2014 e 2015 houve redução de 2,5%. “E tende a diminuir cada vez mais. Nossos colaboradores são bastante participativos. Isso impacta diretamente no trabalho deles”. Outra iniciativa é a campanha ‘É 15’, que visa reduzir em 15% o consumo de água, energia elétrica e papel na Cooperativa. “O empenho dos nossos colaboradores tem impactado positivamente na mudança de comportamento, o que enobrece ainda mais o resultado que pretendemos atingir”, finalizou Amaral.

Foto: Flávio Rodriguez

Compartilhar:

1 Comentário

  1. clodoaldo disse:

    sou artesão faco trabalhos em mosaico,tem como dar aula de mosaico, aguardo resposta, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *