Reconhecimento valida segurança, disponibilidade e qualidade por meio dos serviços ofertados
Às vésperas de completar 53 anos, a Unimed Piracicaba comemora a conquista da certificação ouro no programa de Acreditação de Operadoras pela Resolução Normativa (RN) 507/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O reconhecimento atesta o comprometimento e a excelência na prestação de serviços de saúde da Cooperativa, que, hoje, integra seleto grupo de instituições com esta qualificação. No Brasil, apenas 16 unidades são acreditadas no nível máximo.
“A certificação da ANS é um importante marco para nossa Instituição, que carrega a missão de oferecer assistência de alta qualidade e segurança para os mais de 200 mil beneficiários da cidade e região. Mais uma vez, nos orgulhamos por alcançar esse título e reafirmar nosso compromisso com a excelência nos serviços de saúde suplementar”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
O título concedido pela agência reguladora comprova o esforço da Cooperativa em proporcionar assistência de excelência, pautado em padrões rigorosos de segurança e eficiência estabelecidos pela ANS, como governança, estrutura, atenção à saúde, gestão de processos e regulação. A RN 507/2022 prevê, ainda, critérios importantes que as operadoras de planos de saúde devem cumprir para garantir a proteção e satisfação dos clientes.
SOBRE A CERTIFICAÇÃO
O Programa de Acreditação de Operadoras da ANS identifica melhorias e implementações dos processos de gestão das cooperativas médicas, visando qualidade e sustentabilidade da prestação de serviços dessas empresas. Para a conquista do Nível 1, como o alcançado pela Unimed Piracicaba, a operadora precisa apresentar conformidade com, pelo menos, 80% dos itens de excelência e nota acima de 0,8 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
A metodologia da avaliação é aplicada por empresas credenciadas pela ANS, que reconhecem se as operadoras estão cumprindo todos os atributos. No total, cerca de 160 itens de verificação e 21 requisitos gerais foram considerados, separados nas categorias essencial, complementar e de excelência, em quatro dimensões.
Isabela Annicchino, gerente de Qualidade da Cooperativa, destaca o trabalho de todas as áreas da operadora na conquista do nível 1 no Programa de Acreditação da ANS. “Nos últimos anos, fizemos um contínuo acompanhamento de monitoramento e avaliação em todos os setores da instituição junto aos itens implementados pela RN, além de auditorias internas. Essas ações foram ciclos de melhorias, fundamentais para assegurar a acreditação”, explicou.
Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Foto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba
Legenda: Equipe do departamento de Qualidade da Cooperativa: Bianca Rodrigues, Isabela Annicchino, Sílvia Marques e Ane Castro