Semana passada, o teto de um dos quartos da Pediatria do Hospital Unimed foi a tela do artista plástico Eduardo Grosso, que desenhou, voluntariamente, diversos animais, em alusão a um céu mágico, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais agradável às crianças. A ação faz parte do programa Humaniza Unimed, criado em dezembro de 2015 com o intuito de agregar valores éticos, respeito e solidariedade a beneficiários e colaboradores.
O trabalho realizado por Grosso foi a estreia da iniciativa de colorir os tetos dos quartos, uma vez que a ala tem outros 16 quartos a receberem pinturas, conforme disse o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef.
No teto pronto, os bichos, como dinossauros, gatos, peixes, entre outros, foram desenhados na cor branca, remetendo às nuvens, em um fundo azul. “Ao ser convidado, sugeriram um céu dentro de uma perspectiva natural, mas propus fazer um céu imaginativo, focando nas crianças, com monstrinhos ‘simpáticos’, dentro da linguagem do humor”, comentou o artista.
Ele contou, ainda, que esta foi a primeira vez que fez este tipo de arte em um teto e espera que outras entidades possam aproveitar a proposta. “É uma posição bem diferente da que estou acostumado a desenhar. Tive de usar escadas e ficar olhando para cima. Foi um desafio, mas é um projeto bastante interessante para se multiplicar, porque traz uma cara nova, relaxa, acalma, ainda mais com as cores utilizadas”, explicou Grosso, que carrega no currículo premiações em mostras de humor gráfico no Brasil e exterior.
Joussef informou que os integrantes do comitê do Humaniza Unimed entrarão em contato com outros artistas para que também participem da iniciativa. “Queremos personalizar cada quarto. Este projeto vem ao encontro do atendimento de excelência ao beneficiário. No caso da Pediatria, as crianças e os pais podem desfrutar de momentos de descontração e felicidade por meio da arte”, afirmou.
Já o gerente-geral da instituição, Antonio Amaral, revelou que o programa de humanização é a menina dos olhos do centro médico. “Nossa obrigação é dar um atendimento com qualidade. O que nos diferencia é a forma de enxergarmos o nosso cliente. Uma ação como essa parece pouca coisa, mas se torna muito grande quando o objetivo é promover saúde”, finalizou.