ENSINO E PESQUISA

Boas-vindas a UC Unimed Piracicaba

Temos a honra de apresentar a Universidade Corporativa da Unimed Piracicaba, criada para promover a educação continuada, além de estimular corpo clínico e colaboradores para o crescimento profissional e pessoal. Educar institucionalmente é também fazer com que as pessoas pensem criticamente, se envolvam nos processos internos, entendam a necessidade do fazer acontecer na organização.
Poucas organizações têm a honra de manter 50 anos de existência com excelência no atendimento. A Unimed Piracicaba é uma Cooperativa que, ao longo desse meio século, segue firme nesse percurso, crescendo ano a ano, investindo sempre em seu desenvolvimento e na sua sustentabilidade, pois acredita que somente por meio da educação pode transformar o cenário sócio-econômico-cultural e ambiental na comunidade em que está inserida.
A UC Unimed trabalha e busca parcerias para ajudar você nisso.
Conheça nosso trabalho, afinal você é fundamental para nós.

Histórico da Instituição em Piracicaba

Unimed Piracicaba é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 14 de dezembro de 1970, quando um grupo de médicos ousados criaram uma pequena cooperativa para garantir trabalho e remuneração digna para a classe. Hoje, com 600 sócios e mais de 180 mil clientes na cidade e região, a instituição integra o maior sistema de saúde da América Latina, além de ser líder no mercado de planos de saúde de Piracicaba e figurar entre as 50 melhores e maiores empresas do país.
Desde a sua fundação, a cooperativa de médicos sabe que criar o futuro é uma tarefa que se cumpre no presente e, por isso, aposta em ações de estímulo à prevenção e qualidade de vida de seus clientes, médicos e colaboradores.
Ao longo desses anos, a Unimed Piracicaba aprimorou seus serviços e criou uma rede própria, que hoje conta com um moderno e completo centro médico – Hospital Unimed; certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), além de atendimentos especializados na Unimed Domiciliar e Unimed Medicina Preventiva. O Hospital Unimed Piracicaba, foi inaugurado em 01 de junho de 2011, sendo um grande diferencial para toda equipe Unimed que o tem como grande orgulho pelos seus serviços. A O hospital fornece estrutura completa e de alta tecnologia para prestar atendimento humanizado de promoção, prevenção e tratamento de diversas especialidades em uma área de 22 mil metros quadrados.
A instituição consta com aproximadamente 200 leitos, serviço de imagem, UTI adulto e neonatal, maternidade, pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica, centro cirúrgico, cardiológico e centro obstétrico. Para compor sua equipe temos hoje, 1.600 colaboradores e 737 médicos atuantes no hospital.
(Fonte: site Unimed)

Princípios da UC

A Universidade Corporativa, em consonância com a missão, a visão e os valores da Cooperativa, tem os seguintes princípios:

  • Ser inovadora às tendências existentes na área educacional e da saúde;
  • Ser sustentável e perene;
  • Aprender, ensinar, partilhar saberes, ousar alternativas educacionais, a igualdade e justiça social, a educação para a cidadania, valorizar sempre o trabalho coletivo, compreender a reflexão como prática social, analisar os contextos de produção de ensino e da aprendizagem são atributos do profissional que se pretende formar na Universidade Corporativa. Piracicaba.

Objetivos da UC

A Universidade Corporativa da Unimed Piracicaba apresenta, de forma sintetizada, sua experiência com a educação continuada, além do objetivo de definir e sistematizar a missão, o diagnóstico estratégico, a visão de futuro e os projetos com foco na capacitação e desenvolvimento do corpo clínico e de colaboradores, a fim de aumentar a performance, contribuir para o alcance de melhores resultados, buscar a excelência e proporcionar o ambiente ideal para o desenvolvimento da Instituição. Além disso, busca fomentar grupos de pesquisa internos.

Produção de Conhecimento

A Universidade Corporativa se dedica, ainda, à produção constante do conhecimento em educação, incentiva o aprimoramento e a formação acadêmica, fazendo com que todos tenham uma postura proativa e transformadora.
Todos são convidados a:

  • Gravar Lives;
  • Participar de treinamentos internos produzidos pelo corpo clínico e por colaboradores por meio da plataforma Ead e presencial;
  • Publicar artigos.

Parcerias

A Universidade Corporativa firma parcerias e convênios com instituições de ensino da cidade e região como forma alternativa para intercâmbio de recursos intelectuais e cooperação técnica com outras organizações.

Pesquisa

A Política Institucional de Apoio à Pesquisa, concebida para o modelo da Universidade Corporativa Unimed Piracicaba, materializa a prática da investigação e incentiva a diversidade das metodologias e temas como a unicidade em torno do Projeto Institucional. Além disso, apoia pesquisas que tiveram compromisso com o equacionamento de problemas que dizem respeito à maioria da população, contribuindo para concretizar o paradigma que sustenta a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
O Programa de Apoio à Produção Científica financia o desenvolvimento de projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e social que contribuam para a materialização dos projetos em diversas áreas de interesse da Cooperativa.
São objetivos deste programa:

  • Responder às demandas da sociedade sob o prisma da pesquisa qualificando-a como um bem social;
    Contribuir para a materialização da Política Acadêmica e, em particular, no Processo de Ensino em práticas específicas da produção do conhecimento;
  • Criar oportunidades de interação entre pesquisadores professores, equipe multidisciplinar e alunos em iniciação científica;
  • Contribuir para o aprimoramento da formação do docente pesquisador;
  • Possibilitar maior aproximação entre os cursos oferecidos, técnicos, atualizações e a pós-graduação;
  • Aumentar a produção científica;
  • Atividades que visam construir o espírito de investigação científica, inerente a um ensino de qualidade e ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Extensão

A Universidade Corporativa Unimed Piracicaba pauta-se pelo princípio da responsabilidade social para escrever sua política de extensão, por meio de uma governança adequada às necessidades sociais.
As políticas de responsabilidade social são nas seguintes dimensões:

  • Inclusão social e digital;
  • Acessibilidade e inclusão;
  • Saúde integral;
  • Direitos humanos e diversidade;
  • Gestão socioambiental;
  • Desenvolvimento econômico;
  • Extensão.

Essas atividades objetivam difundir conhecimentos e técnicas pertinentes à área da saúde e educação e estreitar as relações de intercâmbio entre a Instituição e nossa comunidade.

O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP-HU)

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Unimed Piracicaba (CEP-HU) é órgão da Instituição, responsável pelo cumprimento da Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicado no Diário Oficial da União, de 12/12/2012, que define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas, envolvendo seres humanos.
 
O CEP-HU é um colegiado interdisciplinar e independente, que tem entre suas funções ser um órgão consultivo, deliberativo e educativo, criado para proteger os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.
 
O colegiado do CEP-HU é caracterizado por sua configuração pluralista, multi e transdisciplinar, com membros oriundos de diferentes categorias médicas e profissionais. A composição deste grupo respeita as deliberações da resolução, incluindo a participação de profissionais das áreas de saúde, sociais e humanas, representantes de cooperados, colaboradores e membros da sociedade civil organizada.
 
A criação deste comitê no HU expressa não só a responsabilidade da Cooperativa, mas também da Universidade Corporativa com respeito às deliberações normativas nacionais, mas seu compromisso ético e político com a sociedade que está inserida.
 
O CEP-HU assume também seu papel e sua responsabilidade com a socialização e produção de conhecimentos voltados para as demandas da saúde e sociais.

 

CEP-HU – LISTA DE PERGUNTAS FREQUENTES – FAQ CEP-HU

Aqui estão as respostas para as principais perguntas recebidas pelo CEP-HU.

Convidamos todos os interessados a lerem, atentamente, aos textos desta página para esclarecer eventuais dúvidas sobre os documentos necessários para avaliação ética e para reduzir a ocorrência de pendências/diligências.
Quais são os documentos necessários/obrigatórios para inserir um projeto na Plataforma Brasil?
O que é preciso constar nesses documentos?
Em que formato eles devem ser colocados na plataforma?
Onde está o modelo do TCLE?
O que deve conter um TCLE?
Minha pesquisa tem que ter um TCLE?
A instituição na qual eu vou realizar a pesquisa só entregará autorização após aprovação do CEP. O que eu faço?
Posso enviar um protocolo para avaliação sem a autorização do local da pesquisa?
O cronograma deve ser detalhado?
O que deve constar no cronograma?
O cronograma pode começar “após a aprovação do CEP”?
Quando tenho que mandar o projeto para o CEP?
Quanto tempo leva para meu projeto ser aprovado?
Eu esqueci de enviar o projeto ao CEP e já fiz a pesquisa, posso enviar agora?
Quais são as pendências mais comuns?
Como posso garantir que meu projeto seja aprovado logo na primeira avaliação?
Você pode avaliar minha documentação antes de eu colocá-la na plataforma?
É difícil preencher os dados na Plataforma Brasil?
O que eu preciso preencher na plataforma?
Quanto tempo eu levo para preencher os dados na plataforma?
O prazo para envio é hoje: eu consigo enviar meu projeto para avaliação rapidamente?
Acesse abaixo as respostas às perguntas apresentadas:

Como submeter seu projeto

Todos os projetos devem ser encaminhados via Plataforma Brasil.
 
Você já fez seu cadastro? Este deve ser o seu primeiro passo, pois para submeter a um protocolo no Comitê de Ética em Pesquisa do HU, você deve estar com seu projeto pronto.
 
Para saber o que precisa estar presente em sua proposta, consulte o item 3 da Norma Operacional 001/13.
 
Além do projeto, você precisa incluir Folha de Rosto (gerada pela própria Plataforma Brasil), que deve ser assinada pelo proponente da pesquisa e pelo responsável da Instituição ou do HU.
 
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou justificativa de sua ausência também deve constar do protocolo. Como forma de responsabilidade, o CEP-HU também exige que seja anexada a Declaração Unificada de conteúdo e responsabilidade do pesquisador (modelo se encontra-se nesta página).
 
Esta é a documentação mínima obrigatória para todas as propostas submetidas à análise de nosso CEP-HU. Outros documentos (como autorização do local de pesquisa, declaração de patrocínio etc.) podem ser necessários de acordo com seu projeto ou exigência do seu órgão de classe, fique atento.
 
Também é preciso que você leia com atenção a resolução 466/12, que regulamenta a ética em pesquisa no Brasil. Como estamos em ambiente hospitalar, provavelmente seu projeto será na área de ciências humanas. Então é importante a leitura da resolução 510/16.

 

CEP- HU Legislações

RESOLUÇÃO 466/2012: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
2012
RESOLUÇÃO 510/2016: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

OUTRAS RESOLUÇÕES E NORMATIVAS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA:
https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf;jsessionid=3698F06EC209E96EE21F75FD2D20323A.server-plataformabrasil-srvjpdf132

PLATAFORMA BRASIL: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

PORTARIAS E REGIMENTOS
Portaria de nomeação
Regimento CEP
Composição do CEP

Localização e Contato Universidade Corporativa

A Universidade Corporativa está localizada piso Hortênsia do Hospital Unimed Piracicaba.
Avenida Antônia Pazzinato Sturion, 1221, Jardim Petrópolis
O atendimento presencial ocorre das segundas às sextas feiras, das 7h às 12h e das 13h às 15h.
O telefone para contato é (19) 3124-3475 ramal 7404 – Whatsapp (19) 99786 9068
O e-mail para contato é universidadecorporativa@unimedpiracicaba.com.br

Dr. Daniel Valim de Souza
Coordenador

Débora Regina Pinton Sacconi
Analista T&D